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Aprenda como gerenciar uma equipe e melhorar o ambiente de trabalho

Para realizar uma boa gestão de equipe é preciso ter um mix de habilidades que são técnicas e comportamentais, conheça neste post quais são elas:

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

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Descubra abaixo como realizar um bom gerenciamento de equipe.

Aprender como gerenciar uma equipe de forma eficaz e humana exige habilidades técnicas e comportamentais, como a inteligência emocional e a escuta ativa.

Promover um ambiente de bem-estar e trabalho em equipe pode ajudar seu time a ter entregas mais ágeis e eficazes. Para isso, é importante trazer feedbacks construtivos e delegar tarefas de forma estratégica.

O C6 Bank desenvolveu este post para ajudar você com a gestão de equipe. Descubra, abaixo, os pontos que vamos abordar:

  • 1. Faça um planejamento estratégico de equipe
  • 2. Exerça a inteligência emocional
  • 3. Estabeleça uma comunicação transparente e escuta ativa
  • 4. Conheça seus funcionários e crie conexão com a equipe
  • 5. Evidencie os objetivos de negócio
  • 6. Antecipe problemas e imprevistos
  • 7. Faça feedbacks e promova momentos de autoavaliação
  • 8. Elabore reuniões de equipe
  • 9.  Reforce os pilares de cultura da empresa
  • 10. Reconheça pontos positivos e motive funcionários

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1. Faça um planejamento estratégico de equipe

O primeiro passo é criar um planejamento estratégico para sua equipe, com base nos trabalhos que precisam ser entregues. Só que, para delegar tarefas em um bom volume e para as pessoas certas, é necessário estabelecer metas reais e não se prender apenas ao desenvolvimento técnico dos funcionários.

É preciso ter em mente que cada pessoa tem suas  limitações e excelências. Após ter essa compreensão geral de seu time, será mais fácil otimizar os trabalhos que devem ser realizados, o que vai gerar uma qualidade maior nas tarefas e motivará mais seus liderados.

2. Exerça a inteligência emocional

A inteligência emocional pode ser uma grande aliada para qualquer profissional, principalmente quando estamos falando do nível de gestão. Com ela um líder consegue passar mais segurança para o time, toma decisões com mais certeza, torna-se mais capaz de gerenciar conflitos entre os funcionários e transforma o ambiente de trabalho em algo acolhedor, onde todos podem expressar suas opiniões, medos e dúvidas.  

3. Estabeleça uma comunicação transparente e escuta ativa

A comunicação é indispensável para o gerenciamento de equipe. Afinal, é com isso que você consegue passar informações, orientar e acolher. Portanto, é necessário que você se expresse e se comunique de forma transparente.

Além disso, outra habilidade que vai ajudar você, é a escuta ativa, para isso é preciso estar 100% presente durante uma conversa, prestar atenção nos detalhes e receba os sentimentos que são trazidos até você.

4. Conheça seus funcionários e crie conexão com a equipe

Conheça seus funcionários para além do trabalho, esteja próximo e seja empático. Após criar estes laços, pode ser que a dinâmica do time fique mais fácil e que haja maior harmonia entre todos.

Caso sua equipe trabalhe no modelo home office, esteja mais aberto e “perto” deles, afinal, já existe uma distância física que pode dificultar uma aproximação.

Para isso, crie reuniões para momentos de descompressão, como se fosse um café na copa, principalmente se a empresa for digital. Além disso, você também deve incentivar o time a criar laços entre eles, uma boa dica é um happy hour on-line.

5. Evidencie os objetivos de negócio

É preciso deixar claro os objetivos que o time possui e como aquele funcionário é importante para que todos consigam atingir a meta da empresa. Saiba expressar o que você espera de seu funcionário e encontre meios de motivá-lo, pois deste jeito é possível aumentar a longevidade empresarial de seu negócio.

6. Antecipe problemas e imprevistos

Os imprevistos sempre vão estar presentes dentro de uma empresa, é fundamental saber reagir de forma rápida e eficaz, pois assim você consegue diminuir e até mesmo conter danos. Para isso é necessário que você conheça todos os processos do negócio e como seu time se comporta diante de imprevistos.

Um bom exemplo para representar isto é: um projeto para seu cliente está quase finalizado, mas por um problema externo, seu funcionário não conseguiu executar a última etapa e com isso ocorrerá um atraso. Para contornar a situação, você deve primeiramente informar seu consumidor e após isso, converse com seu funcionário sobre uma prorrogação no prazo de entrega e se ele consegue cumpri-lo.

7. Faça feedbacks e promova momentos de autoavaliação

O feedback é uma ferramenta importante para desenvolvimento do seu time. Esta avaliação permite que seu funcionário saiba o que precisa aprimorar e o que está indo bem. Além disso, a conversa precisa acontecer de forma tranquila e, se possível, marque a agenda com antecedência.

8. Elabore reuniões de equipe

As reuniões de equipe servem para diversas coisas, como alinhar as demandas, metas e expectativas. Além de que, nestes encontros é possível pedir ajuda com um trabalho, levantar novas ideias e criar conexões.

A frequência desses encontros  pode variar de acordo com a necessidade do time. Elas podem ser diárias, semanais, quinzenais ou mensais. A ideia é entender junto ao time qual a melhor periodicidade, para evitar desconforto e micro gerenciamento.

9.  Reforce os pilares de cultura da empresa

uma mulher branca, de cabelo louro escuro curto, pesquisando em seu notebook como fazer um bom gerenciamento de equipe
Conheça abaixo a importância de contratar funcionários alinhados com a cultura de seu negócio.

Os pilares de cultura variam de acordo com o tipo de empresa e diretoria. Eles devem ser seguidos à risca para que o ambiente de trabalho seja único e forneça bem-estar para todos.

O modo que você vai gerenciar sua equipe deve estar totalmente alinhado a este pilar que pode ser, ética, bom humor, autorcracia, desafiar o status quo e a arte de discordar, como ocorre aqui dentro do C6 Bank.

A sustentabilidade empresarial é uma ação que está cada vez mais presente como um pilar de uma empresa. Ela está totalmente ligada na transformação da cultura do negócio, pois com estas ações, o negócio deixa de ser focado apenas em lucro.

10. Reconheça pontos positivos e motive funcionários

Reconhecer os pontos positivos e conquistas de seus liderados será um dos principais gatilhos que vão gerar motivação em seu time. Afinal, com esta atitude você demonstra que presta atenção em cada indivíduo e que o valoriza. Uma tática que pode ajudar é dar alguma recompensa quando ocorrem estas ações positivas.

Agora que você já sabe como gerenciar uma equipe, fique atento a todas as dicas citadas, afinal, um bom gerenciamento vai muito além de ser uma pessoa que delega tarefas. Um bom líder precisa ter um pacote de habilidades e atitudes que vão de flexibilidade até empatia.

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