• Início
  • IR
  • Como declarar veículo financiado no Imposto de Renda

Como declarar veículo financiado no Imposto de Renda

O C6 Bank chegou para facilitar sua vida e para isso vamos lhe ensinar como declarar um veículo financiado no Imposto de Renda 2024.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Com a aproximação do prazo para início do envio da declaração do Imposto de Renda, algumas dúvidas podem surgir em relação a como declarar veículo financiado. Mas o C6 Bank está aqui para lhe oferecer um suporte extra.

Esta pauta é um pouco complexa, já que o processo de financiamento exige muitas etapas e documentos. Com tantos dados em mãos, pode parecer difícil fazer o preenchimento correto e comprovar todas as informações que forem solicitadas.

Segundo o relatório Mercado de Financiamentos de Veículos da B3, a quantidade de financiamentos em 2023 apresentou um crescimento de 10% frente ao ano de 2022. Esse número equivale a 541 mil unidades financiadas a mais.

E com o compromisso de estar presente em todos os momentos da sua vida, o C6 Bank preparou esse texto para auxiliar você neste momento. Nele, você encontra as respostas para as seguintes dúvidas: 

  • Como declarar veículo financiado no imposto de renda: passo a passo
  • Como declarar carro com financiamento quitado?
  • O que acontece se não declarar o veículo?

Gostaria de ver mais conteúdos relacionados ao Imposto de Renda 2024? Leia o que separamos para você.

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como declarar veículo financiado no imposto de renda: passo a passo

Vale lembrar que você deve declarar no Imposto de Renda todos os seus veículos financiados. Assim, você garante o envio de informações consistentes à Receita Federal. Com isso, você pode evitar a malha fina e não pagar a multa que ela pode gerar.

mulher branca de cabelo liso dentro de seu carro financiado

A declaração do seu veículo financiado deve ser feita na ficha "Bens e Direitos". Saiba mais a seguir.

Leia o passo a passo para todos os tipos veículos:

  1. Na ficha de “Bens e Direitos”, insira o grupo 2 (“Bens Moveis”) e o código 1 (“Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”);
  2. Informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM);
  3. No campo “Discriminação”, anexe os seguintes dados:
    3.1 CPF ou CNPJ do vendedor do veículo;
    3.2 Dados do veículo, como modelo, placa ano de fabricação e se ele é financiado ou não;
    3.3 Número de prestações;
    3.4 Valor da compra;
    3.5 Nome e CNJP da instituição financeira, caso tenha realizado financiamento.
  4. Se você comprou o veículo em 2023, deixe em branco o campo “Situação em 31/12/2023”. Já em “Situação em 31/12/2023”, informe o valor pago até essa data, incluindo a quantia de entrada (caso tenha dado).
    4.1 Caso o financiamento seja dos anos anteriores e ainda esteja pagando, informe a quantia utilizada na declaração de IR anterior no campo “Situação em 31/12/2022” e some as parcelas pagas em 2023 a essa quantia para informar em “Situação em 31/12/2022”.

Lembre-se que o financiamento não entra na ficha de “Dívidas e Ônus Reais”, dado que para a Receita Federal isso não é visto como uma dívida, afinal, você está pagando normalmente as parcelas.  E o montante a ser declarado deve ser o que está sendo pago e não o valor de mercado ou tabela FIPE.

Como declarar carro com financiamento quitado?

Após a quitação de seu veículo, você deverá fazer este documento de uma forma parecida com a demonstrada anteriormente, dado que agora para a Receita Federal você está com um bem adquirido e com isso o processo de financiamento terminou. Confira, abaixo, como realizá-la:

  • A declaração também tem que ser feita na ficha de “Bens e Direitos” com os mesmos caminhos de um veículo financiado;
  • Informe todas as informações do bem e forma de pagamento, conforme citado no tópico acima;

Em “Situação em 31/12/23” você precisa informar o valor total pago, o que sinalizar que você já concluiu o pagamento. O valor final deve ser anexado em todos os anos posteriores.

Por exemplo: você adquiriu um carro financiado de R$ 85.000, mas com os juros do financiamento o valor pago foi maior, totalizando R$ 105.000. Esta quantia final deve ser anexada no seu IRPF em todos os anos que você ainda possuir o carro.

O que acontece se não declarar o veículo?

Caso você não declare seu veículo e a Receita Federal perceba essa divergência, você cairá na malha fina. Isso pode fazer com que a sua declaração fique em análise até a apresentação dos documentos que faltam, e poderá ocasionar uma multa por erro no preenchimento da declaração. .

Além disso, caso a pendência não seja regularizada, poderá vir a ser exigido uma multa de 75% caso haja imposto devido.

Agora você já sabe como declarar o veículo financiadono Imposto de Renda. Fique atento aos prazos da declaração e para não se esquecer de nenhum ponto. Aqui você também entendeu as consequências que podem acontecer caso ocorra uma divergência na sua declaração.

Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital , peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Compartilhar