Entenda como declarar o C6 Global Invest no Imposto de Renda 2024.
Atualizado em
O prazo para envio de declaração do Imposto de Renda começa nesta semana, em 15/3/2024. Vale destacar que, a Lei Nº 14.754, implementada recentemente, trouxe mudanças relevantes para quem precisa declarar investimentos no exterior este ano.
Por esse motivo, se você aproveitou o C6 Global Invest para investir ou manter investimentos no exterior em 2023, é possível que tenha algumas dúvidas de como declará-la no IR 2024. Para ajudar neste processo, o C6 Bank preparou este texto. Aqui, você encontrará as respostas para as seguintes perguntas:
Leia outros conteúdos relacionados ao Imposto de Renda:
Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.
Em 2024, você pode escolher entre dois modelos de tributação junto à Receita Federal:
Entenda como funciona a tributação transparente:
Vale ressaltar que o informe de rendimentos disponibilizado em 29/2/2024 mostra os investimentos de forma consolidada. No entanto, em breve, clientes do C6 Global Invest receberão as informações complementares para declarar os investimentos de forma individual.
Ainda no modelo transparente, esse ano, a apuração de rendimento só será necessária caso o cliente realize a antecipação da tributação de 8% do ano anterior. Do contrário, ele só irá apurar o IR em 2025. No entanto, caso você tenha aberto o C6 Global Invest até dezembro de 2022 e declarado o recurso do IRPF, você tem a opção de antecipar a tributação do ano anterior com uma alíquota inferior (de 15% para 8%).
O modelo opaco apresenta algumas diferenças quando comparado à tributação transparente. Entenda:
Além disso, vale ressaltar que o IR sobrea variação cambial incide nos casos de repatriação para a sua conta corrente no Brasil ou na transferência do recurso aplicado no C6 Global Invest para a C6 Conta Global. Esse imposto é pago via DARF até o último dia útil do mês subsequente à operação de transferência ou repatriação.
Você deve escolher entre um dos modelos de tributação e realizar o envio do documento até 31 maio de 2024, prazo final para envio do Imposto de Renda. Lembrando que o processo começou em 15 de março.
Agora, aprenda a acessar seu informe de rendimentos do C6 Global Invest:
No geral, investir em ativos do exterior envolve uma série de etapas e um longo tempo até a aprovação e realocação dos seus recursos. Por meio do C6 Global Invest, no entanto, ter acesso a investimentos no exterior fica muito mais fácil. Você pode fazer aplicações em poucos toques por meio do nosso aplicativo.
Agora que você sabe como declarar o C6 Global Invest, conheça outros conteúdos disponíveis em nosso blog:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.