É preciso declarar herança no Imposto de Renda, uma vez que você obteve a entrada de novos bens e caso eles não sejam informados na declaração, existe grandes chances de cair na malha fina.
Atualizado em
Como declarar herança no Imposto de Renda pode gerar certa confusão, isso porque o processo é parecido com a declaração de espólio. No entanto, essa etapa deve acontecer após a finalização do inventário e da partilha de bens.
Com o encerramento do inventário e a consequente partilha efetiva dos bens entre os herdeiros, poderá haver um acréscimo patrimonial ainda não declarado no Imposto de Renda dos anos anteriores.
Então, para evitar que você caia na malha fina, o C6 Bank desenvolveu este post. Aqui, é possível encontrar as respostas para as seguintes perguntas:
Gostaria de ver mais conteúdos relacionados ao Imposto de Renda 2024? Leia o que separamos para você:
Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Caso o processo de partilha de bens tenha sido finalizado em 2023 e você tenha recebido algum bem em herança, é preciso declará-lo em 2024. Descubra como realizar o preenchimento:
O processo de preenchimento para declarar o bem é diferente, pois a herança consiste no valor total das posses e não no bem em si. A declaração deve ocorrer na ficha de “Bens e Direitos” e o passo a passo vai depender de qual foi a posse deixada. Por exemplo:
Vale lembrar que, se o bem deixado for dividido em duas ou mais pessoas, na parte “Discriminação” da declaração será preciso informar o seu percentual sobre ele. Além disso, descreva o imóvel, informe se este foi recebido por meação ou herança, e indique os dados da pessoa que faleceu.
Já em “Situação em 31/12/23” preencha com o valor recebido no ano. Caso não tenha recebido nada em 2022, deixe em branco a “Situação em 31/12/22”.
No caso da atualização do valor de um bem, o que pode ocorrer é incidir o IR sobre o ganho de capital. Isso porque existe uma diferença na declaração feita pelo falecido e por você.
A transferência dos bens aos herdeiros e legatários pode se dar de duas formas, cabendo ao inventariante escolher dentre elas:
Assim, deve ser preenchido o campo “Situação em 31/12/23” com o valor correspondente ao recebido na transmissão, seja ele o valor de mercado ou de aquisição do bem.
Caso você já seja obrigado a apresentar a Declaração de Imposto de Renda, será necessário declarar o recebimento de herança. Da mesma forma, se não for obrigado a apresentar a declaração, mas herdou em 2023 bens cuja soma foi superior a R$ 200 mil reais, entra na regra de obrigatoriedade.
Descubra aqui quem é obrigado a declarar o IR 2024.
O herdeiro fica isento em dois casos:
É comum se confundir entre essas declarações, afinal, ambas estão se referindo aos bens deixados pela pessoa que faleceu. Mas, para sanar esta dúvida, veja nossas dicas:
Agora que você já sabe como declarar herança ou bem e qual é a diferença entre as declarações de espólio e herança, fique atento aos detalhes no momento que for preencher as informações. Valores preenchidos errados, por exemplo, podem acabar ocasionando consequências negativas, como a malha fina ou a cobrança de impostos indevidos.
Quer saber mais sobre o Imposto de Renda? Leia também:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital , peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.