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Como Declarar Despesas Médicas no IRPF 2025 

Evite erros comuns na declaração do IRPF 2025 e saiba como maximizar suas deduções médicas sem correr o risco de cair na malha fina.

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Tempo de leitura · 7 min

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Saber como declarar despesas médicas no Imposto de Renda corretamente é essencial para garantir suas deduções e evitar problemas com a Receita Federal. Por mais que os gastos com saúde sejam um dos principais dedutíveis do IRPF, muitos contribuintes comentem pequenos erros e acabam na malha fina

Em 2024, 51,6% dos casos de retenção na malha fiscal derivaram de erros na dedução de despesas médicas, o que reitera a importância de preencher esses dados corretamente. 

O C6 Bank produziu esse conteúdo para garantir que você declare suas despesas médicas no IRPF 2025 de forma segura, prática e correta. 

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar em sua declaração.  

Quais despesas médicas podem ser declaradas no IRFP? 

Nem todos os gastos relacionados a saúde podem ser declarados no Imposto de Renda para Pessoa Física. Assim, descubra quais são as despesas que podem ser deduzidas, desde que comprovadas corretamente:  

  • Consultas médicas: de qualquer especialidade; 
  • Exames: todos os exames laboratoriais e de imagem; 
  • Cirurgias e outros procedimentos clínicos: partos, cirurgias e tratamentos especializados; 
  • Despesas hospitalares: internação e UTI; 
  • Aparelhos e próteses: aparelhos auditivos, marca-passo e próteses dentárias ou ortopédicas; 
  • Planos de saúde e seguro de vida: somente a parte paga pelo contribuinte, sem incluir a parcela custeada pela empresa; 
  • Fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas e psicólogos: dedutíveis quando realizadas por profissionais qualificados. 

Descubra também quais despesas de saúde não são dedutíveis do IRPF e evite erros na hora de fazer a declaração: 

  • Óculos e lentes de contato; 
  • Passagem ou hospedagem para a realização de procedimentos médicos em outros países ou cidades; 
  • Exames de DNA; 
  • Medicamentos que não estão incluídos na conta do hospital; 
  • Vacinas; 
  • Cirurgias plásticas por estética; 
  • Remédios; 
  • Despesas de acompanhantes. 

Como funciona a comprovação das despesas médicas? 

A Receita Federal aceita como comprovante de despesa médica documentos com nome, endereço e CPF/CNPJ de quem realizou pagamento. Além disso, é necessária a assinatura de quem prestou esse serviço e o nome do beneficiário (dependente ou o próprio titular da declaração). 

Confira quais os comprovantes aceitos na declaração do Imposto de Renda: 

  • Recibos emitidos por profissionais ou instituições de saúde; 
  • Notas fiscais de clínicas, hospitais e consultórios; 
  • Informes enviados pelo plano de saúde com as despesas presentes; 
  • Cheque nominal ao médico, caso tenha sido utilizado como forma de pagamento. 

É necessário guardar os comprovantes por cinco anos, de acordo com a Receita Federal. 

Como declarar despesas médicas no Imposto de Renda? 

Além de saber quais despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda, é fundamental aprender a fazer essa declaração corretamente. Descubra como fazer esse procedimento sem correr riscos de ter problemas com a Receita Federal: 

  1. Abra a página de Declaração do Imposto de Renda
  1. No “Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda” encontre a ficha “Pagamentos efetuados”
  1. Crie um campo, escreva o código da despesa médica e verifique se a modalidade de serviço está correta; 
  1. Depois, selecione o beneficiário do serviço (titular, dependente ou alimentado); 
  1. Preencha os dados do recebedor. Informe o CPF/CNPJ do profissional ou empresa de saúde; 
  1. Digite o nome ou a razão social do estabelecimento e insira o valor pago no procedimento. 

Consulte a tabela abaixo para identificar o código correto da sua despesa médica: 

10 – Médicos no Brasil 
18- Médicos no exterior 
11 – Dentistas no Brasil 
19 – Dentistas no exterior 
12- Psicólogos no Brasil 
20 – Psicólogos no exterior 
13 – Fisioterapeutas no Brasil 
21 – Fisioterapeutas no exterior 
14 - Terapia Ocupacional no Brasil 
22 – Terapia Ocupacional no exterior 
15 – Fonoaudiólogos no Brasil 
23 – Fonoaudiólogos no exterior 
16 – Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil 
24 – Hospitais, clínicas e laboratórios no exterior 
17 – Serviços radiológicos e próteses ortopédicas e dentárias no Brasil 
25 - Serviços radiológicos e próteses ortopédicas e dentárias no exterior 

Como declarar despesas médicas de dependentes e não dependentes? 

Os contribuintes podem declarar, além das despesas médicas próprias, as de dependentes legais e alimentandos (aqueles que recebem pensão alimentícia judicialmente do declarante). Para que esses gastos sejam deduzidos do Imposto de Renda, é necessário que sejam comprovados e aprovados pela Receita Federal. 

Para declarar despesas médicas de dependentes, basta seguir o passo a passo citado acima e, ao inserir o beneficiário do serviço, informar corretamente o nome do dependente na ficha de pagamentos efetuados. 

Como declarar despesas médicas com reembolso parcial? 

Se o plano de saúde reembolsou apenas uma parte da despesa médica, o valor pago pelo próprio contribuinte pode ser deduzido do Imposto de renda, desde que comprovado.  

Por exemplo, caso o valor total da consulta tenha sido de R$ 800,00 e o reembolso pelo plano de saúde de R$ 300,00, o valor dedutível no IRPF é de R$500,00. Vale mencionar quem casos de reembolso total, a cobrança não é dedutível. 

Aprenda como fazer essa declaração corretamente: 

  1. Acesse a ficha "Pagamentos Efetuados" no programa da Receita Federal; 
  1. Informe o valor total da despesa médica no campo correspondente; 
  1. No campo "Parcela não dedutível/valor reembolsado", insira o valor que foi reembolsado pelo plano de saúde; 
  1. O sistema calculará automaticamente o valor que poderá ser deduzido do imposto. 

Como declarar despesas médicas no exterior? 

As regras para declarar despesas médicas no exterior são as mesmas aplicadas às cobranças nacionais, com inclusão das normas de conversão dos valores. Além de comprovados devidamente, é necessário que os gastos estejam convertidos com base na cotação do dólar PTAX do Banco Centram do Brasil na data do pagamento. 

É importante mencionar que se a consulta ou procedimento tenha sido parcialmente coberta por algum plano de saúde internacional, o valor reembolsado deve ser mencionado na declaração. 

Declaração completa ou simplificada: qual escolher? 

Existem dois modelos de declaração do Imposto de Renda, o completo e o simplificado. Para descobrir qual das opções é mais vantajosa para você, é preciso entender a diferença entre elas: 

  • Declaração completa: essa opção é recomendada para quem tem muitas despesas relacionadas a saúde, educação, contribuição à previdência privada e pensões alimentícias. Nesse regime, é necessário detalhar cada um dos gastos e inserir todos os comprovantes, por isso, pode ser mais trabalhosa;  
  • Declaração simplificada: nesta modalidade, o valor abatido das despesas dedutíveis é fixo em 20%, com limite de R$ 16.754,00. Não é necessário detalhar os gastos e, normalmente, a alternativa é recomendada para quem tem poucas despesas que podem ser dedutíveis ou apenas uma fonte de renda. 

Entenda pela seguinte tabela qual dos modelos de declaração apresenta mais vantagens de acordo com sua situação: 

 
Declaração simplificada 
Declaração completa 
Muitos gastos dedutíveis (despesas médicas, de educação, de previdência privada e pensões alimentícias) 
 
Gastos dedutíveis menores que R$ 16, 754,00 
 
Mais de uma fonte de renda 
 
Dependentes ou alimentandos com altos gastos dedutíveis 
 

Como evitar a malha fina ao declarar despesas médicas? 

Como citado anteriormente, erros na declaração de despesas médicas foram responsáveis por 51,6% dos casos que resultaram em retenção fiscal. Para evitar que isso aconteça, é necessário declarar corretamente todos os seus gastos e anexar os comprovantes de cada um. 

Caso a Receita Federal identifique alguma convergência de informações relacionadas a valores, beneficiário do serviço, comprovantes ou reembolsos, você pode r incluído na malha fina. No entanto, isso não significa que a sua declaração está necessariamente errada, só será necessário a comprovação de alguns fatos.  

Descubra algumas dicar para garantir que sua declaração não seja incluída na retenção fiscal: 

  • Revise os valores inseridos, erros de digitação podem ser responsáveis pela inclusão na malha fina; 
  • Não esqueça de abater o valor dos reembolsos, a parte do pagamento coberta pelo plano de saúde deve ser informada na declaração;  
  • Use o simulador da Receita Federal para se prevenir de possíveis erros que o site pode identificar previamente. 

Erros em declarações anteriores ou em informes de rendimentos também podem levar seu Imposto de Renda à malha fiscal, por isso é importante ter atenção redobrada em todos os passos e dados. 

Quando e como receber a restituição do Imposto de Renda? 

O pagamento da Restituição do Imposto de Renda é depositado diretamente na sua conta bancária indicada na declaração. O calendário da compensação do IRPF começa assim que o prazo da declaração acaba, no mês de maio e é dividido em 5 lotes que acontecem até setembro.  

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

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