Os depósitos não remunerados no exterior precisam ser declarados à Receita Federal. Os dados necessários podem ser encontrados no Informe de Rendimentos
Atualizado em
Saber como declarar conta internacional no Imposto de Renda é muito importante para se manter em situação regular com a Receita Federal. O pagamento de tributos é um dos principais fatores na manutenção de uma boa saúde financeira. Para ajudar você, o C6 Bank preparou este post para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.
Durante o texto, abordaremos os seguintes tópicos:
Aproveite para ler outros conteúdos relacionados ao tema:
Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Toda pessoa física com mais de R$ 140 em conta internacional precisa fazer a declaração de seus depósitos não remunerados em contas no exterior no Imposto de Renda. Entenda como funciona:
Embora o acréscimo patrimonial gerado pela variação cambial seja isento de tributação, este valor deve ser informado à Receita Federal na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis utilizando o código “99 – Outros”.
Fazer a declaração de contas no exterior é um procedimento simples, mas vale lembrar que são necessárias algumas informações que variam de pessoa para pessoa como:
Esses dados estão presentes no informe de rendimentos, demonstrativo com as informações necessárias para declarar conta corrente no Imposto de Renda. Ele é emitido pelas instituições financeiras das quais você é cliente, com a forma de emissão variando caso a caso.
Para clientes do C6 Bank, basta acessar seu perfil na parte superior da página inicial. Em “Documentos”, toque em “Solicitar declaração de dados”. Lá, você pode escolher se deseja a opção simples ou completa.
Com essas informações em mãos, o passo a passo de declaração de aplicações em sua C6 Conta Global fica muito mais fácil.
A declaração do Imposto de Renda 2024 começou no dia 15/3 e vai até 31/5. Atente-se ao envio correto da documentação para não cair na malha fina da Receita Federal.
Esperamos ter conseguido tirar suas dúvidas a respeito de como declarar conta internacional no Imposto de Renda. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog. Leia também:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.