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Como contestar uma compra no cartão de crédito: passo a passo 

Aprenda o que fazer caso apareça uma compra não reconhecida na fatura do seu cartão de crédito.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Saber como contestar uma compra no cartão de crédito é um direito garantido ao consumidor pela Constituição Brasileira de 1988. Com golpes financeiros cada vez mais sofisticados, é essencial entender como agir caso você seja vítima. Se identificar transações desconhecidas em sua fatura, você pode solicitar o estorno do valor descontado indevidamente. 

Para ajudar você contestar compras , o C6 Bank preparou este texto. Aqui, você encontrará todas as informações necessárias para proteger seu patrimônio. Descubra o que será abordado: 

  • Quando você pode contestar uma compra no cartão de crédito? 
  • Como funciona a contestação de compra no cartão de crédito 
  • Como contestar uma compra no cartão de crédito do C6 Bank? 
  • Qual é o prazo para contestar uma compra no cartão de crédito? 
  • O que acontece após a contestação de uma compra? 

Não deixe de acessar outros textos do C6 Bank que podem ser relevantes: 

Quando você pode contestar uma compra no cartão de crédito? 

Existem diversas circunstâncias as quais os consumidores podem contestar uma compra feita no cartão de crédito. Conheça alguns dos casos que se encaixam na política de estorno e contestação: 

  • Compras não reconhecidas ou fraudulentas: caso você acesse a fatura do seu cartão e se depare com compras estranhas, é necessário contestar aquele valor gasto; 
  • Cobranças duplicadas: se você notar que algum valor foi cobrado do seu cartão mais de uma vez, faça a contestação daquela transação e receba o estorno do dinheiro; 
  • Serviços não prestados ou produtos não entregues: se você fez o pagamento de um serviço, ou produto, e ele não foi entregue, é possível contestar a transação; 
  • Produto ou serviço diferente do contratado: caso você receba um serviço ou produto de forma diferente do que foi proposto na hora da venda, você tem direito a receber o valor de volta; 
  • Compra cancelada: em caso de cancelamento de um pagamento que ainda esteja sendo cobrado em seu nome, você tem o direito de contestar a transação. 
  • Fraude ou roubo: se a sua conta ou seu cartão foram fraudados ou roubados, é possível contestar todas as transações feitas de forma ilegal. 

É fundamental consultar e revisar os gastos da fatura do seu cartão regularmente. Dessa forma, você assegura que não há compras indevidas em seu nome e, caso encontre alguma, pode contestá-la com rapidez e eficiência. 

Como funciona a contestação de compra no cartão de crédito 

Saber como funciona o processo de contestação de compra no cartão de crédito é essencial para resolver possíveis problemas com segurança e agilidade. Descubra todas as etapas desse processo: 

  • Identificação da transação suspeita: o primeiro passo é identificar uma transação que você não reconheça. Acesse a fatura ou o extrato do seu cartão e localize movimentação a ser contestada; 
  • Contato com o banco: entre em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão e notifique o ocorrido; 
  • Fornecimento de informações: para começar o processo de contestação, é essencial fornecer detalhes da transação, como valor, data e horário; 
  • Análise do caso: após o envio das informações, o banco faz uma análise da contestação e, se necessário, entrará em contato com o cliente; 
  • Estorno da transação: caso a solicitação seja aprovada, o valor será estornado na sua conta ou na fatura subsequente. 

Como contestar uma compra no cartão de crédito do C6 Bank? 

Contestar transações suspeitas no seu cartão C6 é simples. Basta seguir o passo a passo:  

  1. Acesse o app do C6 Bank; 
  1. Toque em “Cartões”; 
  1. Acesse o histórico de transações e toque na que você quer contestar; 
  1. Selecione a opção “Contestar essa compra”; 
  1. Toque no motivo da solicitação da contestação; 
  1. Siga as instruções do app. 
Leque de seis cartões de crédito em diferentes cores vermelho, azul escuro, verde, amarelo, roxo e preto, representando diversas opções de cartões disponíveis.

No app do C6 Bank é fácil contestar compras desconhecidas.

Qual é o prazo para contestar uma compra no cartão de crédito? 

O prazo de contestação de uma compra no cartão de crédito varia conforme a instituição financeira, mas geralmente é de até 90 dias a partir da data da compra. 

Vale ressaltar que consultar o extrato do seu cartão com frequência é essencial para evitar que compras desconhecidas passem despercebidas ou que você perca o prazo de contestação. 

O que acontece após a contestação de uma compra? 

Após a contestação de uma compra feita no cartão, diferentes situações podem ocorrer: 

  • Suspensão do pagamento: algumas instituições financeiras suspendem o pagamento contestado até que o caso seja resolvido de forma permanente; 
  • Análise da contestação: após o cliente contestar a compra, é feita uma análise pelo banco e a administradora do cartão para verificar se foi aplicado um golpe do cartão ou identificar demais fraudes; 
  • Resultado da análise: após a conclusão do caso por parte das instituições financeiras, o cliente é notificado sobre o resultado da contestação, que pode ocasionar no estorno da transação cancelamento da compra ou na manutenção do débito, caso a contestação não seja aprovada. 

Agora que você já sabe como contestar uma compra não reconhecida feita em seu cartão, leia outros conteúdos do blog do C6 Bank que podem ser interessantes: 

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.