Entenda o que é e como solicitar o cancelamento de compra no cartão de crédito.
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Cancelar uma compra no cartão de crédito pode ser uma operação necessária em diversos casos como erros na compra, fraude ou até por insatisfação com o produto adquirido. Neste guia, vamos explicar como você pode solicitar o cancelamento de uma compra, desde o contato com o estabelecimento até o procedimento junto a instituição financeira.
Descubra quais serão os tópicos abordados:
Se você se interessa pelo tema, aproveite para ler outros conteúdos relacionados:
O cancelamento de uma compra no cartão de crédito refere-se ao processo de anular uma transação que foi registrada. Essa operação pode ocorrer por motivos como:
Você pode cancelar tanto compras on-line como transações feitas em lojas físicas, assim como explicaremos mais à frente.
O cancelamento é o ato de solicitar a revogação de uma compra. Já o estorno é o reembolso dessa operação em casos em que há um valor a ser devolvido, como em compras parceladas.
Contudo, vale lembrar que as regras e os procedimentos para ambas as operações podem variar de acordo com a política do estabelecimento e da administradora do cartão.
Os principais motivos para cancelar uma compra no cartão de crédito incluem:
O processo de cancelamento de uma compra pode variar de acordo com o tipo de operação feita. Entretanto, usualmente, o valor volta para a fatura do cartão de crédito ou é devolvido em conta.
Entenda como prosseguir em cada um dos casos abaixo:
Para cancelar uma compra on-line, siga as orientações:
Ainda, o Código de Defesa do Consumidor, no art. 49, garante o direito de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Assim, o cliente tem um prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto para solicitar o cancelamento da compra.
O cancelamento de compras feitas em estabelecimentos físicos só pode ser solicitado nos seguintes casos:
Se você se encaixa em algum desses casos, dirija-se até o estabelecimento onde a compra foi feita e solicite o cancelamento da compra.
Lembre-se de levar consigo documentos que possam comprovar a compra como recibo ou nota fiscal, cartões de garantia ou embalagens originais.
Para cancelar uma compra parcelada, é necessário entrar em contato com a loja onde a operação foi realizada.
Todo o procedimento acontece como nas situações citadas anteriormente. A diferença é que, nesse caso, você também recebe o reembolso das parcelas que já foram pagas.
Se você observou um gasto na fatura que você não reconhece e suspeita de fraude, entre em contato com a empresa credora.
Em alguns casos, também é possível contestar a compra diretamente no app do seu banco e bloquear o cartão até que a situação seja esclarecida.
Após cancelar uma compra no cartão de crédito, você deve:
Se houver algum problema persistente, entre em contato com a empresa credora.
Não é incomum nos depararmos com golpes e crimes relacionados ao cartão de crédito. Por isso, separamos 6 dicas para que você possa se proteger de incidentes como esses:
Não compartilhe informações como número do cartão de crédito, código de segurança (CVC) ou senha com outras pessoas.
Só informe dados do seu cartão de crédito em sites ou apps que você considere seguros. Ao acessá-los, procure pelo ícone de cadeado que fica na barra de endereço. Opte pelo uso do cartão virtual, assim você não precisa expor seus dados bancários.
Aqui também vale buscar por avaliações de outros clientes que já efetuaram compra no mesmo estabelecimento para garantir que ele é confiável.
Evite usar senhas pessoais como data de nascimento ou combinações muito simples. Misture números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.
Adote o hábito de verificar regularmente o extrato do seu cartão de crédito para identificar compras suspeitas.
Fique em alerta quando o suposto comerciante alega que o visor da maquininha está quebrado. Essa pode ser uma distração para passar um valor maior do que o acordado.
Ative serviços de alerta por mensagem de texto, pushs ou e-mail para que você receba notificações sobre todas as transações feitas no seu cartão de crédito.
Agora que você já sabe como cancelar compra no cartão de crédito, que tal conhecer o app do C6 Bank? Com ele, suas compras não só estão protegidas, como você também consegue controlá-las em tempo real.
Para contestar uma compra não reconhecida, você só leva alguns minutos. Entenda como:
Conheça também algumas das funcionalidades disponíveis em nosso app:
Além disso, você consegue acompanhar todas as movimentações em tempo real e fazer a contestação de compras suspeitas diretamente pelo app.
Em caso de dúvidas, leia nossa FAQ abaixo.
Sim. Se você já tiver pagado alguma parcela, o valor será estornado na sua fatura como crédito disponível.
Sim. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo cliente tem até 7 dias úteis, a partir do recebimento do produto, para solicitar o cancelamento da compra.
Depende do estabelecimento e instituição credora. De modo geral, esse é um processo que pode levar até 24 horas.
Esse texto chegou ao fim, mas você pode ler outros conteúdos preparados pelo time do C6 Bank:
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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.