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Cancelamento de compra no cartão de crédito: passo a passo de como fazer 

Entenda o que é e como solicitar o cancelamento de compra no cartão de crédito.

Atualizado em

Tempo de leitura · 7 min

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Cancelar uma compra no cartão de crédito pode ser uma operação necessária em diversos casos como erros na compra, fraude ou até por insatisfação com o produto adquirido. Neste guia, vamos explicar como você pode solicitar o cancelamento de uma compra, desde o contato com o estabelecimento até o procedimento junto a instituição financeira.  

Descubra quais serão os tópicos abordados: 

  • O que é o cancelamento de compra do cartão de crédito? 
  • Principais motivos para cancelar uma compra no cartão de crédito; 
  • Como cancelar uma compra no cartão de crédito; 
  • 1. Compras On-line; 
  • 2. Compras em lojas físicas; 
  • 3. Cancelamento de compras parceladas; 
  • 4. Cancelamento por fraude; 
  • O que fazer após cancelar uma compra no cartão de crédito? 
  • Dicas para evitar cair em golpes com cartão de crédito; 
  • Blinde sua vida financeira com o C6 Bank. 
  • FAQ – Perguntas Frequentes; 

Se você se interessa pelo tema, aproveite para ler outros conteúdos relacionados: 

O que é o cancelamento de compra do cartão de crédito? 

O cancelamento de uma compra no cartão de crédito refere-se ao processo de anular uma transação que foi registrada. Essa operação pode ocorrer por motivos como: 

  • Erro na compra; 
  • Desistência do cliente; 
  • Problemas com o produto ou serviço

Você pode cancelar tanto compras on-line como transações feitas em lojas físicas, assim como explicaremos mais à frente.  

Diferença entre cancelamento e estorno 

O cancelamento é o ato de solicitar a revogação de uma compra. Já o estorno é o reembolso dessa operação em casos em que há um valor a ser devolvido, como em compras parceladas. 

Contudo, vale lembrar que as regras e os procedimentos para ambas as operações podem variar de acordo com a política do estabelecimento e da administradora do cartão.  

Principais motivos para cancelar uma compra no cartão de crédito 

Os principais motivos para cancelar uma compra no cartão de crédito incluem: 

  1. Erro na compra: situações em que o valor cobrado é diferente da quantia acordada, o produto ou serviço adquirido não corresponde ao solicitado ou em caso de engano na seleção de itens durante a compra; 
  1. Insatisfação com o produto: quando o produto recebido não atende às expectativas do comprador; 
  1. Cobrança duplicada: situação em que o mesmo valor é cobrado mais de uma vez devido a um erro no processamento; 
  1. Fraude: circunstância onde o cartão de crédito é usado sem a autorização do titular, seja por roubo, clonagem ou qualquer tipo de acesso indevido; 
  1. Problemas com a entrega: se o produto não é entregue dentro do prazo, o cliente pode optar por cancelar a compra. 

Como cancelar uma compra no cartão de crédito 

O processo de cancelamento de uma compra pode variar de acordo com o tipo de operação feita. Entretanto, usualmente, o valor volta para a fatura do cartão de crédito ou é devolvido em conta.  

Entenda como prosseguir em cada um dos casos abaixo: 

1. Compras On-line 

Para cancelar uma compra on-line, siga as orientações: 

  1. Entre em contato com a loja através dos canais oficiais disponíveis; 
  1. Tenha em mãos informações como o número do pedido e data da compra; 
  1. Solicite o cancelamento; 

Ainda, o Código de Defesa do Consumidor, no art. 49, garante o direito de arrependimento em compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Assim, o cliente tem um prazo de 7 dias a partir do recebimento do produto para solicitar o cancelamento da compra.  

2. Compras em lojas físicas 

O cancelamento de compras feitas em estabelecimentos físicos só pode ser solicitado nos seguintes casos: 

  • Defeito aparente ou oculto que afeta a qualidade do produto; 
  • Quando a mercadoria recebida não é mesma que foi adquirida; 
  • Cobrança indevida; 
  • Produto entregue fora do prazo. 

Se você se encaixa em algum desses casos, dirija-se até o estabelecimento onde a compra foi feita e solicite o cancelamento da compra. 

Lembre-se de levar consigo documentos que possam comprovar a compra como recibo ou nota fiscal, cartões de garantia ou embalagens originais.  

3. Cancelamento de compras parceladas 

Para cancelar uma compra parcelada, é necessário entrar em contato com a loja onde a operação foi realizada. 

Todo o procedimento acontece como nas situações citadas anteriormente. A diferença é que, nesse caso, você também recebe o reembolso das parcelas que já foram pagas.  

4. Cancelamento por fraude 

Se você observou um gasto na fatura que você não reconhece e suspeita de fraude, entre em contato com a empresa credora. 

Em alguns casos, também é possível contestar a compra diretamente no app do seu banco e bloquear o cartão até que a situação seja esclarecida.  

O que fazer após cancelar uma compra no cartão de crédito? 

Após cancelar uma compra no cartão de crédito, você deve: 

  • Verificar o status do cancelamento: confirme se ele foi efetuado com sucesso; 
  • Monitorar o extrato: acompanhe seu extrato do cartão de crédito para garantir que o estorno foi processado corretamente;  
  • Analisar a fatura: em casos de parcelamento, certifique-se de que a fatura seguinte reflete o estorno. 

Se houver algum problema persistente, entre em contato com a empresa credora. 

Dicas para evitar cair em golpes com cartão de crédito 

Não é incomum nos depararmos com golpes e crimes relacionados ao cartão de crédito. Por isso, separamos 6 dicas para que você possa se proteger de incidentes como esses: 

1. Não compartilhe informações pessoais 

Não compartilhe informações como número do cartão de crédito, código de segurança (CVC) ou senha com outras pessoas. 

2. Atente-se aos sites e aplicativos que você usa 

Só informe dados do seu cartão de crédito em sites ou apps que você considere seguros. Ao acessá-los, procure pelo ícone de cadeado que fica na barra de endereço. Opte pelo uso do cartão virtual, assim você não precisa expor seus dados bancários. 

Aqui também vale buscar por avaliações de outros clientes que já efetuaram compra no mesmo estabelecimento para garantir que ele é confiável. 

3. Proteja suas senhas 

Evite usar senhas pessoais como data de nascimento ou combinações muito simples. Misture números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.  

4. Acompanhe suas transações 

Adote o hábito de verificar regularmente o extrato do seu cartão de crédito para identificar compras suspeitas.  

5. Cuidado ao usar a maquininha nos estabelecimentos 

Fique em alerta quando o suposto comerciante alega que o visor da maquininha está quebrado. Essa pode ser uma distração para passar um valor maior do que o acordado. 

6. Use serviços de segurança 

Ative serviços de alerta por mensagem de texto, pushs ou e-mail para que você receba notificações sobre todas as transações feitas no seu cartão de crédito.  

Blinde sua vida financeira com o C6 Bank 

Agora que você já sabe como cancelar compra no cartão de crédito, que tal conhecer o app do C6 Bank? Com ele, suas compras não só estão protegidas, como você também consegue controlá-las em tempo real.  

Para contestar uma compra não reconhecida, você só leva alguns minutos. Entenda como: 

  • Acesse o app do C6 Bank; 
  • Vá até a linha do tempo na área “Cartões”; 
  • Toque na transação que deseja contestar e selecione a opção “Contestar Compra”; 
  • Selecione o motivo e siga as instruções. 

 Conheça também algumas das funcionalidades disponíveis em nosso app: 

  • Cartão virtual: você pode solicitar um cartão virtual para fazer compras on-line sem precisar compartilhar seus dados bancários; 
  • Limites de Uso: você ajusta os limites para transferências noturnas e diurnas, adequando-os ao seu perfil de uso. Assim, você garante que movimentações maiores sejam feitas apenas quando você precisar; 
  • Bloqueio temporário: em casos de roubo ou furto, você pode bloquear temporariamente seu cartão de forma descomplicada no próprio aplicativo; 

Além disso, você consegue acompanhar todas as movimentações em tempo real e fazer a contestação de compras suspeitas diretamente pelo app.

FAQ – Perguntas Frequentes 

Em caso de dúvidas, leia nossa FAQ abaixo.  

Posso cancelar uma compra no cartão de crédito parcelada? 

Sim. Se você já tiver pagado alguma parcela, o valor será estornado na sua fatura como crédito disponível.  

Posso cancelar uma compra no cartão de crédito por arrependimento? 

Sim. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo cliente tem até 7 dias úteis, a partir do recebimento do produto, para solicitar o cancelamento da compra.  

Quanto tempo para cancelar uma compra no cartão de crédito? 

Depende do estabelecimento e instituição credora. De modo geral, esse é um processo que pode levar até 24 horas.  

Esse texto chegou ao fim, mas você pode ler outros conteúdos preparados pelo time do C6 Bank: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.