O cálculo do 13° é descomplicado e pode ser feito em apenas dois passos
Atualizado em
Muitas pessoas não sabem como calcular o 13° salário, mesmo que seja um benefício garantido a todo trabalhador com carteira assinada. Essa quantia, contudo, pode ser muito importante para o seu planejamento financeiro, em especial no final de ano.
A boa notícia é que seu cálculo não é difícil. Neste post, queremos explicar como ele funciona e como você pode descobrir qual é o valor do décimo terceiro em 2022, de forma rápida e descomplicada. Ao final do post, você terá aprendido:
Gostaria de ler outros textos sobre salário? Dê uma olhada nessas matérias que separamos para você:
O 13° é calculado de forma proporcional ao número de meses trabalhados. Para fazer o cálculo, são apenas dois passos:
Para quem ganhou uma promoção ou aumento de salário durante o ano, é válido ressaltar que o cálculo considera o valor recebido em cada mês. Por exemplo: se você recebeu um aumento em abril, 8/12 do seu 13° será calculado a partir do novo salário. Os 4/12 restantes considerarão a remuneração antiga.
O 13° salário é uma remuneração fornecida anualmente aos trabalhadores de carteira assinada que tenham trabalhado no mínimo 15 dias durante o ano-calendário. Também é disponibilizado para aposentados, pensionistas e servidores.
O benefício, instituído pela Lei n° 4.090, de 1962 e regulamentado pela Lei n° 4.749 de 1965, estabelece a obrigatoriedade de todo empregador a pagar a gratificação a seus empregados, independentemente de suas respectivas remunerações.
O pagamento do décimo terceiro salário se dá em duas partes: na primeira, o valor deve ser transferido entre 1 de fevereiro e 30 de novembro. Já a segunda pode ser enviada até 20 de dezembro, e tem valor menor que a anterior, pois é sobre ela que incidem os tributos e contribuições.
O cálculo é o mesmo. A diferença é que, no segundo passo, você não multiplicará o valor por 12, e sim pela quantidade de meses que trabalhou. Por exemplo: se um funcionário tem seis meses de trabalho, ele receberá o equivalente a seis partes do seu salário bruto. Portanto, com um salário de R$1.212, esse trabalhador receberia R$606 de 13º salário, sem considerar descontos do Imposto de Renda e outras contribuições que incidirão.
Vale notar:para que um mês de trabalho seja considerado no cálculo, o período trabalhado deve ser igual ou superior a 15 dias de tal mês. Se você trabalhou 5 meses e 14 dias, deve multiplicar o valor de cada parte do seu salário por cinco, não seis.
Sim. Além das horas extras, também interferem no cálculo:
Todos esses fatores devem ter seus valores médios somados ao salário na hora de calcular o 13°. Analogamente, faltas não justificadas também devem contar como um dia a menos.
O adiantamento do 13° é um direito dos trabalhadores, que consiste na antecipação do benefício por parte das empresas. Isso pode ser feito para que o pagamento aconteça junto com as férias, por exemplo. Costuma corresponder a 50% dos meses trabalhados e é feito em 2 partes:
A segunda parcela do 13° é paga dentro do prazo normal, até dia 20 de dezembro, considerando o desconto do INSS, IRRF e FGTS sobre o valor total.
Têm direito ao 13° salário:
Não têm direito à remuneração os funcionários que tenham sido demitidos por justa causa ou que não se encaixem nos critérios acima.
Incidem impostos apenas sobre a segunda parcela do décimo terceiro. A divisão se dá da seguinte forma:
Melhor do que ganhar o dinheiro do décimo terceiro salário é investir e fazer com que ele renda valores ainda maiores para você. Independentemente da remuneração que você receba, aplicar essa quantia em um ativo pode trazer resultados positivos para você no futuro.
O produto escolhido dependerá dos seus objetivos e do seu perfil de investidor. Se você quiser apenas montar uma reserva de emergência para garantir mais estabilidade financeira, então sugerimos a aplicação em CDBs de liquidez diária. Já para quem prefere usar o 13° para outros objetivos, começar a diversificar a carteira com fundos multimercados ou até mesmo ações de várias empresas pode ser interessante.
No C6 Bank, temos ferramentas que podem ajudar nesse sentido. É o caso do C6 Invest, plataforma de investimentos na qual você consegue escolher em quais ativos deseja colocar seu patrimônio. As opções vão da renda fixa à variável, englobando uma série de ativos, tanto para perfis conservadores quanto mais arrojados.
Você chegou ao fim desta matéria. Esperamos ter conseguido explicar como calcular o 13°, bem como outras informações importantes sobre esse benefício.
Caso queira ler outros textos como esse, não deixe de conferir também: