Entenda do que se trata este código, usado em cerca de 200 países.
Atualizado em
Saber o que é código Swift pode facilitar suas transações internacionais. Em um mundo globalizado, remessas como essas são frequentes e esse sistema serve para integrar as instituições financeiras, com o objetivo de otimizar os envios.
Para entender mais sobre a utilidade desse código bancário, respondemos as principais dúvidas do tema:
Quer saber mais sobre transferências internacionais? Separamos alguns conteúdos que podem interessar:
A origem do Código Swift se relaciona com a manutenção da competitividade no mercado financeiro. Com receio de criação de monopólios das remessas internacionais, surgiu a ideia do código, que permitiu que várias instituições aderissem à modalidade.
A ideia por trás da norma é codificar as informações enviadas pela rede para garantir o sigilo e evitar fraudes. Somente com o código Swift de cada instituição é possível concluir a transação de um banco para outro.
A sigla se refere à organização que criou a norma: Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em português.
Ainda, desde a sua criação e inserção no sistema bancário em 1973, em Bruxelas, o Swift já integrou mais de 11 mil instituições financeiras, em mais de 200 países.
SWIFT é um código universal usado para identificar as instituições bancárias no processo de transferência internacional. Ele faz parte de uma rede de comunicação que integra os bancos do mundo todo, otimizando todo o sistema de pagamentos.
Este código contém de 8 a 11 caracteres e pode ser encontrado em alguns documentos: contrato de abertura da conta, extrato bancário, no app do banco ou no próprio site da Swift.
Através dele, é possível identificar informações como:
Assim, os primeiros quatro caracteres identificam o banco. Os dois seguintes servem para identificar o país. E, os últimos são usados para reconhecer a cidade da agência.
O código SWIFT deve ser usado em transferências entre diferentes bancos, principalmente em transações internacionais ou pagamentos SEPA (Área Única de Pagamentos em Euro).
Depende. A cobrança e o valor da taxa podem variar de acordo com a instituição financeira escolhida.
Por isso, antes de fazer a transferência, é recomendável que você verifique junto a seu banco quais são os custos que podem incidir sobre a operação.
Não. Apesar de ambos representarem dados usados em transações internacionais, o código IBAN e o Swift são diferentes.
Como você já leu, o Swift representa a agência bancária e permite uma rede de conexões entre as instituições de todo o mundo.
O International Bank Account Number (IBAN) serve exatamente como um número de identificação bancária. Ele contém 34 dígitos, entre letras e números, em que cada trecho simboliza uma informação relacionada à sua conta. Com o IBAN é possível identificar o país, a instituição financeira e a agência, o número da conta bancária e o tipo de conta da transferência.
O IBAN é considerado pelo Banco Central o padrão internacional de identificação de contas bancárias.
Para saber o código Swift da sua agência, basta procurar no aplicativo do banco, no contrato bancário, extrato ou no caixa eletrônico.
Aqui no C6 Bank, é possível consultá-lo no app bancário na área da C6 Conta Global, em “Receber Transferências”.
Ele também pode ser encontrado no site da Swift.
O código Swift do C6 Bank é CSIXBRSPXXX.
O código Swift é importante no mercado global, pois ajuda na identificação de um remetente para remessas internacionais. Seja em uma viagem para o exterior ou com algum parente fora do país, por exemplo, essas transferências de dinheiro têm uma tendência cada vez maior de acontecer.
O Swift se destaca nesse cenário pois ele permite que as transações ocorram de forma muito mais segura e promove maior estabilidade para o sistema financeiro.
Além disso, ele é muito importante para o comércio internacional, tendo em vista que a compra de artigos on-line é facilitada com contas internacionais, como é o caso da C6 Conta Global do C6 Bank.
No C6 Bank, o código Swift é apenas um segmento de nossa internacionalização. Com a C6 Conta Global, é possível enviar e receber dólar e euro de qualquer lugar do mundo, além de fazer remessas 24 horas pelo app.
Com tarifas mais baixas do que em cartões de crédito internacionais, você pode fazer compras em lojas físicas, on-line ou saque no exterior, além de aproveitar benefícios como:
Importante: a taxa de spread pode sofrer alterações, sempre verifique as condições vigentes no app no momento da transação.
Agora que você conhece a função do Swift em pagamentos e transferências. Esperamos que usufrua do mercado internacional com mais conhecimento.
Aproveite para ler outros conteúdos que também podem ser interessantes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar