Entenda como o chip do cartão é responsável por garantir a segurança das suas transações financeiras.
Atualizado em
Muitas pessoas não sabem para que serve e como funciona o chip do cartão de crédito. Essa tecnologia existe para adicionar camadas extras de segurança às transações financeiras. A cada vez que você passa seu cartão na maquininha, é gerado um código único, válido apenas para aquele uso específico.
Além do processo dinâmico de autenticação, o recurso também faz uso de criptografia, o que protege informações pessoais e dificulta que fraudadores copiem seus dados financeiros.
Entenda mais sobre o funcionamento do chip do cartão no decorrer desse texto. Abaixo, descubra tudo que será abordado:
Acesse também outros textos do Blog do C6 Bank que podem ser interessantes:
O chip do cartão é um recurso mais seguro para transações com esse meio de pagamento, por contar com tecnologias de criptografia dos dados e validação das transações financeiras com um código que pode ser utilizado apenas uma vez.
Ele é um recurso de segurança presente em cartões físicos atuais. Na prática, o mecanismo foi criado para substituir a tarja magnética, que armazena as informações do produto, o que possibilita o funcionamento do cartão de crédito e débito. Por mais que essa tecnologia ainda seja usada, ela aparece cada vez menos nos cartões.
Os chips embutidos no cartão funcionam como uma camada extra de segurança dos produtos, o que melhora a autentificação das transações realizadas.
A sigla EMV significa Europay, Mastercard e Visa, as três empresas responsáveis pelo desenvolvimento e criação dessa tecnologia. Para esse mecanismo funcionar, é necessário ter um chip integrado ao produto, que funciona como um microprocessador que armazena diversos dados.
Toda vez que você usa o seu cartão, um código único é gerado para validar aquela movimentação. Por apresentar dados dinâmicos, ou seja, exclusivos para cada utilização, o mecanismo reduz as chances de fraudes, como falsificação do cartão. Mesmo que as informações sejam clonadas, será impossível realizar alguma transação financeira com ele, uma vez que o código já estará inválido e o criminoso não terá acesso ao seu PIN, usado para autorizar o pagamento.
O chip do cartão funciona como uma proteção adicional do produto oferecido pelas bandeiras de cartão de crédito, o que deixa as transações financeiras ainda mais seguras. Descubra os diferenciais dessa tecnologia:
A principal diferença entre as tecnologias NFC e EMV é o modo de uso. Os chips só funcionam quando os cartões são inseridos na maquininha, já que o terminal de pagamento é responsável por ler o dispositivo e aprovar a transação.
Por sua vez, para fazer pagamentos por NFC, basta aproximar o cartão. Outro diferencial é que você pode realizar as compras com as carteiras digitais, por meio do seu celular ou smartwatch. Neste caso, a criptografia também é utilizada, e códigos dinâmicos são gerados a cada transação.
Atualmente, o mesmo cartão pode ser usado com as duas tecnologias, tanto a NFC quanto a EMV. Essa possibilidade permite que o cliente possa alternar entre elas, a depender da situação.
O pagamento por aproximação pode ser bastante útil quando o cliente busca praticidade durante as transações. Esse método também pode trazer ainda mais segurança, uma vez que poupa situações do seu cartão ir parar na mão de outra pessoa. Em feiras lotadas ou durante festas de carnaval, por exemplo, o pagamento por aproximação pode poupar os clientes de possíveis golpes de troca de cartão ou até uma possível clonagem.
Caso você prefira sair de casa sem seu cartão, o pagamento pela carteira digital também é uma grande vantagem, já que você pode fazer transações pelo smartphone ou smartwatch.
Por outro lado, para pagamentos de alto valor, o EMV é o mais recomendado. A autenticação adicional ao digitar a senha é mais uma garantia para a aprovação das transações por esse método.
Existem diversos benefícios em utilizar um cartão de crédito com chip, descubra algumas das vantagens dessa tecnologia:
Além das vantagens oferecidas pelo chip, todos os clientes do C6 Bank também contam com diversos recursos de segurança exclusivos. Conheça todas as medidas que garantem mais conforto e proteção aos nossos clientes:
Ao ativar os Locais Seguros no app do C6 Bank, só é possível acessar seu saldo de investimentos e realizar transferências em locais previamente autorizados, o que garante uma maior segurança da sua conta.
A medida de Contatos Seguros se assemelha à tecnologia Locais Seguros. Ao ativar esse mecanismo, você seleciona alguns contatos e eles serão os únicos que podem receber transferências noturnas com valores superiores a mil reais.
Com a biometria facial é necessária uma validação por meio de selfie para acessar a sua conta, ou seja, ela estará protegida pelo reconhecimento do seu rosto.
Com esse mecanismo, o cliente pode estabelecer limites diários e noturnos para o uso do cartão ou para fazer transferências bancárias. O valor pode ser definido de acordo com o perfil do consumidor e garante uma segurança extra a sua conta.
Com o compartilhamento de localização é possível compartilhar a localização para facilitar o rastreio de movimentações atípicas na conta.
Os clientes do C6 Bank podem bloquear seu cartão temporariamente a qualquer momento pelo próprio app do banco. Todo o processo pode ser feito em poucos passos, e ajuda o cliente em casos de roubo, furto ou golpe bancários.
Agora você já sabe o que o chip do cartão de crédito é e qual a sua função, aproveite e continue acompanhe o nosso conteúdo. Leia também:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.