Perdeu seu cartão? Saiba o que fazer

Entenda todos os passos que você deve seguir em caso de perda do cartão de crédito

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Você talvez já tenha passado pela situação de mexer em sua bolsa ou carteira e pensar “perdi meu cartão de crédito, e agora?”. Nesse tipo de situação, não é preciso se desesperar, a seguir nós vamos ensinar todo o passo a passo para esses casos. Por mais que perder o cartão seja algo ruim, é fácil se proteger para não acabar com problemas maiores, como uso indevido ou clonagem do produto. 

Para entender todos os passos a se seguir em caso de perda do cartão de crédito, o C6 Bank preparou esse conteúdo. Durante o texto, serão abordados os seguintes tópicos: 

  • O que fazer quando perder um cartão de crédito ou débito? 
  • Como bloquear o cartão de crédito 
  • O que fazer se o cartão for usado indevidamente 
  • Como se proteger em fraudes com cartão por aproximação (NFC) 
  • Segurança e proteção em casos de perda ou roubo do cartão 
  • Como solicitar um novo cartão de crédito ou débito? 

Se você se interessa pelo tema, aproveite para ler outros conteúdos relacionados:  

O que fazer quando perder um cartão de crédito ou débito? 

Perder o cartão de crédito é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e existem soluções rápidas para resolver esse problema. A primeira coisa a se fazer quando der conta da falta, é procurar o objeto detidamente.  

Caso você não encontre o seu produto, mantenha a calma e siga os seguintes passos: 

  1. Bloqueie o seu cartão: o bloqueio do cartão é a forma mais eficiente de garantir que mesmo que algum criminoso encontre seu cartão, seja impossível usá-lo. Mais para frente, ensinaremos como realizar esse procedimento pelo app do C6 Bank. 
  1. Verifique as últimas transações realizadas: consulte seu extrato e confirme que ninguém está utilizando seu cartão indevidamente, o que pode indicar clonagem ou roubo. 
  1. Contate o banco: entre em contato com sua instituição financeira e explique o ocorrido. Depois de relatar a perda, solicite seu novo produto. 
  1. Faça um Boletim de Ocorrência: com um B.O. cadastrado na Delegacia de Polícia, mesmo se seu cartão for usado por terceiros, é possível provar que o uso do produto é indevido 
Infográfico que apresenta o passo a passo do que fazer caso você tenha perdido o seu cartão de crédito.

Como bloquear o cartão de crédito 

O primeiro passo a se seguir em caso de perda do cartão, é o bloqueio imediato do produto. Em diversas situações, a instituição financeira só faz o procedimento por meio de ligações ou contato direito com a Central de Atendimento do banco.  

No C6 Bank, bloquear e desbloquear o seu cartão é fácil, rápido e pode ser feito pelo próprio app. Aprenda como realizar esse procedimento em poucos toques: 

  1. Acesse o app do C6 Bank; 
  1. Na tela inicial do app, toque em “Cartão”; 
  1. Escolha o cartão que deseja bloquear, físico ou virtual; 
  1. Toque em “Bloquear” e depois em “Continuar”. 

Caso você encontre seu cartão de crédito, efetuar o desbloqueio do produto também é muito simples. Basta seguir o passo a passo acima e, ao invés de tocar em “Bloquear”, selecionar “Desbloquear”. 

O bloqueio do cartão é fácil pelo app do C6 Bank.

O que fazer se o cartão for usado indevidamente 

Se você identificar algum uso indevido do cartão de crédito, é importante contestar as compras realizadas e sinalizar o ocorrido à sua instituição financeira imediatamente. É possível fazer este processo em caso de perda e solicitar o reembolso do valor dispendido de forma fraudulenta.  

Alguns bancos permitem contestar as compras diretamente pelo extrato ou fatura do cartão de crédito. Aprenda como fazer esse procedimento no app do C6 Bank: 

  1. Abra o app do C6 Bank; 
  1. Toque na aba de “Cartões”; 
  1. Acesse o extrato das transações realizadas; 
  1. Toque na compra que deseja contestar e selecione “Contestar essa compra”; 
  1. Selecione o motivo da solicitação de estorno;  
  1. Siga as instruções dadas no app. 

É importante sinalizar à sua instituição financeira que a compra foi contestada por roubo, furto, clonagem ou perda do cartão. 

Como se proteger em fraudes com cartão por aproximação (NFC) 

Os cartões que oferecem a tecnologia NFC podem ser usados para fazer pagamentos por aproximação. Esse método é bastante útil quando o cliente busca praticidade e agilidade, porém, é visto como um problema quando o produto é perdido ou roubado. 

Mesmo que seu cartão perdido ofereça a opção de pagamento por aproximação, não se preocupe, desabilitar esse mecanismo é simples. É possível configurar o seu produto para não realizar mais transações por esse meio de pagamento. Descubra como fazer isso pelo app do C6 Bank: 

  1. Entre no app do C6 Bank; 
  1. Toque na aba “Cartões” na tela inicial do app; 
  1. Em seguida, selecione o menu “Todos” e vá em “Configurar cartão” 
  1. Deslize a tela até encontrar a opção “Pagar com aproximação” e desabilite essa opção. 

Importante ressaltar que a opção de desativar a tecnologia NFC ainda não está disponível cartão C6 Yellow, então caso você perca esse produto, é recomendado bloquear o dispositivo com mais rapidez. 

Segurança e proteção em casos de perda ou roubo do cartão 

Atualmente, os bancos oferecem diversos recursos de segurança para garantir o monitoramento de transações suspeitas e estorno de valores em caso de fraude. 

Conheça os mecanismos de segurança do C6 Bank que existem para assegurar a segurança dos clientes e suas contas: 

  • Locais Seguros: cadastre locais para proteger seus investimentos e suas transferências; 
  • Compartilhamento de localização: acesse a geolocalização para identificarmos os locais onde foram feitas movimentações e operações atípicas; 
  • Biometria facial: usada para garantir que seja o titular que está a acessando e usando sua conta; 
  • Contatos Seguros: cadastre contatos para realizar transações noturnas com valor acima de mil reais; 
  • Limites de Uso: defina limites de uso para a sua conta de acordo com o seu perfil de utilização. 

O C6 Bank também oferece Seguro Conta e Cartão que têm cobertura em caso de transferências, compras e saques com produtos roubados, clonados ou perdidos. O primeiro mês de contratação é gratuito e você ainda conta com assistência emocional em episódios de ameaça, extorsão, sequestro e roubo ou furto qualificado do seu cartão. 

Como solicitar um novo cartão de crédito ou débito? 

Se você perder o seu cartão, é importante fazer a solicitação de um novo produto o mais rápido possível. Para isso, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Abra o app do C6 Bank; 
  1. Acesse a página de “Cartões” na tela inicial; 
  1. Toque em “Todos”; 
  1. Em seguida, toque em “Substituir Cartão” e siga as instruções na tela do app. 

Quanto tempo leva para receber um novo cartão? 

No C6 Bank, o período de entrega de um novo cartão varia de acordo com a localização, porém, você pode consultar todos os detalhes e informações do seu produto pelo app. Descubra como: 

  1. Na página inicial do app do C6 Bank, acesse a seção “Meus Cartões”; 
  1. Depois, selecione o cartão que deseja monitorar; 
  1. Toque em “Acompanhar a entrega”. 

Posso usar o cartão virtual enquanto o novo cartão não chega? 

Sim. Enquanto o novo produto não chega na sua casa e fica disponível para uso, você pode utilizar o cartão virtual disponível no app. O bloqueio do cartão físico não interfere no uso do virtual. 

Print da tela de cartão virtual dentro do app do C6 Bank
Use o cartão virtual enquanto seu novo produto não chega na sua casa.

Agora que você já sabe o que fazer quando se perde cartão de crédito, não deixe de ler outros conteúdos que podem ser interessantes: 

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.