Meu cartão foi clonado, o que fazer agora? 

Aprenda todos os passos que devem ser seguidos em caso de clonagem do cartão

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Ter um cartão clonado é uma experiência que costuma gerar preocupação, mas é importante manter a calma. Hoje, as instituições financeiras oferecem soluções rápidas e eficazes. Se você notar compras ou movimentações financeiras desconhecidas, bloqueie o cartão imediatamente e entre em contato com seu banco para resolver o problema rapidamente. 

Para responder todas as dúvidas sobre clonagem de cartão, o C6 Bank preparou este conteúdo para fornecer orientações detalhadas sobre como se proteger e lidar com esse tipo de crime. Descubra tudo que será abordado: 

  • Como saber se meu cartão foi clonado? 
  • O que fazer ao perceber que o cartão foi clonado? 
  • Como contestar compras fraudulentas em caso de clonagem? 
  • Como evitar clonagem de cartão no futuro? 
  • Direitos do consumidor em casos de clonagem do cartão 

Aproveite para ler outros conteúdos do C6 Bank que podem ser interessantes para você: 

Como saber se meu cartão foi clonado? 

Aprender a identificar os sinais de um cartão clonado é muito importante para a sua segurança. Os principais indícios são cobranças, saques e movimentações financeiras que você não reconhece. Abaixo, explicaremos como identificar cada um deles: 

1. Cobranças indevidas  

Se você notar compras incomuns em seu extrato ou fatura, isso pode indicar que seu cartão foi clonado. Caso você não acompanhe seus gastos regularmente, a fraude pode passar despercebida até o recebimento da cobrança. Por esse motivo, é recomendado que você monitore suas transações com frequência.  Isso ajuda a detectar qualquer atividade suspeita de forma rápida, evitando maiores prejuízos. 

2. Saques de dinheiro desconhecidos 

Saques realizados em locais e horários que você não reconhece também podem ser considerados indicadores de clonagem de cartão. Esse tipo de transação compromete o limite de crédito, e o valor também aparecerá na sua fatura. 

3. Notificações do banco sobre compras inexistentes 

Caso você passe a receber notificações do banco sobre compras não autorizadas, pode ser que alguém tenha usado seu cartão indevidamente. Se o produto físico se encontra com você, isso pode indicar que os dados foram clonados ou fraudados. 

É essencial destacar que deixar o produto à vista ou compartilhar fotos com o número do cartão e código de segurança pode resultar em fraudes. Assim, certifique-se sempre de guardar o cartão em locais seguros e de nunca divulgar essas informações para terceiros. 

Vale reforçar que para identificar rapidamente qualquer indício de clonagem, é importante acessar seu extrato com regularidade. Normalmente, os criminosos começam passando valores baixos para não levantar suspeitas para o titular. 

O que fazer ao perceber que o cartão foi clonado? 

Para sanar as suas dúvidas de o que fazer em caso de clonagem de cartão, o C6 Bank separou os passos que você deve seguir caso seja vítima desse tipo de crime. Confira: 

Bloquear cartão 

A primeira medida que deve ser tomada ao perceber que seu cartão de crédito foi clonado é o bloqueio imediato para prevenir o uso indevido do produto.  

Muitos bancos oferecem a opção de realizar esse bloqueio diretamente pelo aplicativo, como no caso do C6 Bank. Aprenda a fazer: 

  1. Abra o app do C6 Bank; 
  1. Na tela inicial, selecione “Cartão”; 
  1. Escolha o cartão que deseja bloquear, seja o físico ou virtual; 
  1. Toque em “Bloquear” e, em seguida, confirme em “Continuar”. 

Importante ressaltar que, caso seu cartão físico tenha sido clonado, você consegue bloqueá-lo e continuar usando seu cartão virtual junto à carteira digital

Mapear gastos fraudulentos 

É importante que você registre todas as compras que foram realizadas de forma fraudulenta no seu cartão de crédito. Dessa forma, é mais fácil contestar os gastos não autorizados. 

Contestar compras indevidas 

É possível contestar as compras realizadas no seu cartão pelo próprio extrato. Ao realizar esse processo, é importante informar o banco que o seu produto foi clonado. 

Como contestar compras fraudulentas em caso de clonagem? 

Muitas instituições financeiras já disponibilizam o processo de contestar gastos fraudulentos e cancelar compras pelo próprio extrato bancário. Aprenda como realizar esse processo pelo app do C6 Bank: 

  1. Acesse o app do C6 Bank; 
  1. Toque na opção “Cartões”; 
  1. Acesse a linha do tempo das transações; 
  1. Toque na compra que você quer contestar e selecione a opção “Contestar essa compra” 
  1. Informe o motivo da solicitação; 
  1. Siga as instruções dadas no app. 

É indispensável deixar evidente que o motivo da contestação está ligado a crimes, fraudes e clonagem. 

Importante reiterar que o C6 Bank oferece diversos mecanismos de segurança para manter sua conta e cartão mais seguros, como bloqueio temporário do cartão, limites para transferências e mais.  

Como evitar clonagem de cartão no futuro? 

Existem medidas que podem ser tomadas a fim de evitar a clonagem do cartão e diminuir as chances de alguém utilizar seu produto de forma indevida.  

Conheça algumas dicas que o C6 Bank separou para garantir mais segurança para sua conta e para seu cartão: 

  • Cartões virtuais: o uso de cartões virtuais, especialmente em compras on-line, é bastante eficiente no combate às fraudes, uma vez que os dados financeiros são dinâmicos e mudam com frequência. Essa medida evita que os dados do cartão físico sejam expostos; 
  • Pagamento por aproximação: a tecnologia NFC permite a realização de pagamentos por aproximação, que reduz as chances de golpes já que o cartão não é inserido na maquininha ou em outros leitores; 
  • Notificação de transferências: ativar as notificações de transferências financeiras garante mais controle das movimentações feitas na sua conta, o que facilita a percepção de fraudes no produto;  
  • Senhas fortes: sempre utilize senhas fortes e únicas para reduzir os riscos de fraudes; 
  • Monitore sua fatura: ter o hábito de consultar e acompanhar os gastos realizados no seu cartão, é uma forma eficiente de ter controle das suas compras e notar cobranças indevidas com mais agilidade; 
  • Não compartilhe dados: nunca compartilhe os dados do seu cartão com terceiros, isso pode facilitar a clonagem do produto; 
  • Não acesse links e sites suspeitos: tome cuidado ao clicar em links e entrar em sites desconhecidos, não faça compras em plataformas e aplicativos que não sejam confiáveis. 

Direitos do consumidor em casos de clonagem do cartão 

Faz parte do direito do consumidor, garantido por lei, que qualquer compra realizada de forma fraudulentas no cartão de crédito deve ser estornada. Os bancos e instituições financeiras têm a obrigação de ressarcir o valor perdido em transações criminosas, desde que o cliente comprove que foi vítima de um golpe. 

Agora que você já sabe o que fazer caso seu cartão seja clonado, não deixe se acessar outras matérias em nosso blog. Leia também:  

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.