O Pix não pode ser cancelado caso já tenha sido efetivado, mas é possível receber o dinheiro de volta em alguns casos
Atualizado em
O Pix é uma ferramenta de pagamentos implementada pelo Banco Central no final de 2020 que em pouco tempo se tornou parte do dia a dia dos brasileiros. Tanto para transações de baixo quanto de alto valor, o Pix é abundantemente utilizado pelas pessoas – tão utilizado que, muito provavelmente, você já fez ou conhece alguém que tenha feito uma transação para o destinatário errado. Nesses casos, é possível cancelar o Pix?
O Banco Central estabelece algumas regras e condições a fim de proteger o cliente. Em alguns casos, pode ser feita até mesmo a devolução do dinheiro. Neste post, você entenderá melhor como esse procedimento funciona. Além disso, também encontrará as seguintes informações:
Quer ler outros conteúdos sobre Pix? Confira algumas matérias relacionadas:
Um dos principais diferenciais do Pix é a instantaneidade das operações, que são enviadas em poucos segundos para o beneficiário. No caso de uma transação realizada por engano, no entanto, isso pode ser um grande problema.
Uma vez que o Pix foi confirmado pelo cliente, é impossível reverter a operação em si. Contudo, vale lembrar que ainda é possível cancelar a transação antes da confirmação, assim como alterar o valor que será enviado. Por isso, não faça pagamentos com pressa e confira todas as informações com cuidado antes de realizar o envio.
No caso de a transação para a chave incorreta ou com o valor alterado já ter sido feita, a melhor alternativa é entrar em contato com o destinatário para negociar a devolução do dinheiro. Todos os bancos que oferecem suporte ao Pix possuem um botão de reembolso para facilitar a devolução em caso de acidente – o problema é que esse procedimento depende majoritariamente da colaboração de quem recebeu a transação.
Você pode, adicionalmente, contatar a sua instituição financeira para entender o que pode ser feito. Contudo, de maneira geral o Banco Central entende que, mesmo no caso de o dinheiro ter sido enviado para uma conta desconhecida, o pagamento não foi ilegal.
Se você foi vítima de fraude ou golpe, no entanto, é possível recuperar o dinheiro perdido. Em 2021, o Banco Central implementou o MED, sigla para Mecanismo Especial de Devolução.
O processo funciona a partir da abertura de um boletim de ocorrência e da comunicação à sua instituição financeira por meio dos canais de atendimento.
A solicitação poderá ser realizada ainda com a suspeita do crime, e os recursos serão bloqueados preventivamente durante 72 horas. Assim, a instituição poderá analisar o caso e entender se realmente houve fraude. Se o crime for comprovado, o dinheiro será devolvido.
O MED também vale para falhas operacionais da instituição financeira, que causaram a operação indevida. Da mesma forma, você deve informar a sua instituição financeira e a situação será analisada. Essas informações se aplicam para casos em que o Pix que já foi efetivado. No entanto, a ferramenta também conta com a funcionalidade de agendamento para os pagamentos. Se o que você deseja é cancelar um Pix que foi agendado, mas ainda não efetivado, é possível sim realizar o cancelamento.
Caso você precise cancelar um agendamento que ainda não foi realizado, você consegue fazer isso por meio do aplicativo do seu banco. Para fazer o cancelamento por meio do app do C6 Bank, é só seguir o passo a passo:
Já mencionamos, mas vale reforçar: a melhor forma de não passar por esse tipo de dor de cabeça é tomando muito cuidado antes de confirmar as transações que fizer. Confira os dados e verifique a chave Pix para a qual está sendo feita a transferência, mesmo se o contato já estiver salvo no seu aplicativo.
A chave Pix é uma espécie de apelido dos seus dados bancários. Tradicionalmente, as transferências bancárias exigem vários dados, como nome, CPF, banco, agência e conta. No entanto, a introdução do Pix simplificou esse processo: para fazer uma transação, basta inserir uma chave.
Cada pessoa física pode ter até 5 chaves Pix. Pessoas jurídicas, por outro lado, podem ter até 20. Os códigos são informações como o número do CPF, um número de telefone celular, endereço de e-mail ou, ainda, uma chave aleatória gerada pelo app da instituição em que você está cadastrando suas chaves.
Cadastrar suas chaves no C6 Bank, aliás, traz diversas vantagens para o usuário. Conheça algumas delas a seguir.
Pessoas jurídicas têm vantagens no Pix conosco: o C6 Bank optou por manter a gratuidade para todos os clientes, sem exceção. Isso significa que quem tem conta PJ no banco, assim como quem tem conta PF, não paga nada para fazer ou receber um Pix. Dessa forma, você terá mais dinheiro em caixa e liberdade para fazer as suas movimentações financeiras.
Vamos usar como exemplo a chave para celular: você pode usar o celular já cadastrado na sua conta ou incluir um novo número. Se escolher incluir um novo número de celular, desmarque a opção “Usar meus dados de cadastro“.
Durante o cadastro de celular e de e-mail, será preciso validar as chaves para garantir a sua segurança. Para número de celular, você precisará informar o código enviado por SMS. Para e-mail, a informação será enviada para o e-mail cadastrado.
Pronto! Sua chave Pix foi cadastrada com sucesso. Para PJ, o procedimento também é simples. Confira:
Esperamos que você tenha conseguido esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de cancelamento do Pix, situações em que é possível pedir a devolução do dinheiro, bem como chaves Pix e benefícios da ferramenta no C6 Bank.
Quer ver mais conteúdos sobre Pix? Veja outras publicações sobre o tema:
Compartilhar