C6 Pay Essencial: guia para utilizar a sua maquininha

Entenda como utilizar a C6 Pay Essencial, uma das opções de maquininha de cartão do C6 Bank

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Você conhece as opções de maquininha de cartão do C6 Bank? Com a C6 Pay Essencial, você vende com autonomiamobilidade, sem abrir mão de uma gestão eficiente. Esse recurso pode ser administrado tanto pela maquininha quanto pelo aplicativo do C6 Bank.  

Neste guia, entenda como você pode operar as principais funcionalidades da C6 Pay Essencial. Descubra tudo que será abordado:

  • Aprenda a ligar a C6 Pay Essencial
  • Como configurar o Wi-Fi
  • Vendas com a maquininha C6 Pay Essencial
  • Como realizar pagamentos por aproximação
  • Como reimprimir o Comprovante
  • Função multi na C6 Pay Essencial
  • Faça pagamentos por PIX na C6 Pay Essencial
  • Como cancelar vendas por PIX
  • Relatórios

Descubra outras matérias relacionadas que podem ser interessantes:

Aprenda a ligar a C6 Pay Essencial

Ligar a C6 Pay é fácil, basta pressionar o botão vermelho do teclado por cinco segundos. Do mesmo medo, pressione o mesmo botão, também por cinco segundos, para desligar a maquininha.

Lembre-se: no primeiro uso, você deve carregar a maquininha por duas horas. Durante esse tempo, é possível utilizá-la normalmente.

Como configurar o Wi-Fi

Para configurar o Wi-Fi na C6 Pay Essencial, siga o passo a passo:

  1. Pressione a tecla alfa para abrir o menu de configuração;
  2. Selecione a opção “Comunicação” e, em seguida, “Wi-Fi”. Confirme na tecla verde;
  3. Selecione a rede em que deverá se conectar e digite a senha;
  4. Para número, utilize o teclado da maquininha. Para símbolos, selecione a tecla SYM no canto inferior esquerdo da tela. E para retornar ao alfabeto, selecione ABC no mesmo local.

Vendas com a maquininha C6 Pay Essencial

Com a C6 Pay Essencial, você consegue realizar vendas em todas as modalidades disponíveis, débito, crédito à vista e parcelado. Abaixo, entenda como realizar as vendas por meio da maquininha:

  1. Para venda no Débito, digite o valor e peça para o cliente digitar a senha. Em seguida, pressione a tecla verde para confirmar;
  2. Para venda no Crédito, selecione o tipo de parcelamento, digite o número de parcelas (no caso de vendas parceladas) e pressione a tecla verde;
  3. Em seguida, o cliente digita a senha e pressiona a tecla verde. Pronto! A venda foi realizada.

Vale ressaltar que na opção  “Parcelado Estabelecimento”,  o estabelecimento é responsável pelo pagamento da taxa.

Como realizar pagamentos por aproximação

Com este passo a passo, entenda como fazer pagamentos por aproximação:

  1. Na tela inicial, digite o valor da venda e confirme na tecla verde;
  2. Informe o tipo de venda (débito ou crédito) e aproxime o cartão ou dispositivo NFC na parte indicada do terminal;
  3. Em seguida, siga as instruções apresentadas na tela da maquininha.

Como cancelar uma venda

A opção de cancelar uma venda está disponível para vendas realizadas no mesmo dia (até as 23h59), direto na maquininha. Após esse horário, a solicitação deve ser feita por meio da central de atendimento. Siga os passos abaixo:

  1. Pressione a tecla verde para acessar o menu de vendas;
  2. Selecione a opção “Cancelamento”;
  3. Digite o número de referência da transação, localizado no comprovante de venda;
  4. Digite o EC, também disponível no comprovante;
  5. Digite o valor da transação;
  6. Informe a senha do lojista (padrão: 999999);
  7. Insira, passe ou aproxime o mesmo cartão utilizado na venda;
  8. Confirme o cancelamento na opção “Confirmar”.

Como reimprimir o comprovante

  1. Aperte a tecla verde para o menu de vendas;
  2. Selecione a opção “Reimpressão”;
  3. Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde para imprimir.

Função multi na C6 Pay Essencial

C6 Pay Essencial possui a função Multi, e você pode receber por diversos adquirentes. Antes de usar, é preciso habilitar o recurso. Confira como fazer isso:

  1. Escolha as adquirentes que deseja integrar na C6 Pay Essencial e negocie as taxas diretamente com elas;
  2. Envie o código do estabelecimento ou o número de afiliação via Central de Atendimento ou chat do app do C6 Bank;
  3. Após a configuração do terminal, você receberá um e-mail de confirmação.

Personalize a escolha de adquirente

É possível personalizar a C6 Pay Essencial para escolher a adquirente de forma manual ou automática, onde as opções ficam gravadas.

Para escolher a adquirente manualmente, siga o passo a passo:

  1. Aperte o botão verde e escolha a opção “Venda”;
  2. Digite o valor da venda;
  3. Selecione a adquirente que deseja transacionar;
  4. Escolha a modalidade da venda (débito ou crédito) e siga o processo de pagamento normalmente;
  5. Aproxime, insira ou passe o cartão;
  6. Peça ao cliente para digitar a senha e pronto! A venda foi realizada.

Caso o vendedor opte por iniciar o processo inserindo o cartão, a primeira tela será a escolha da adquirente. Depois, é só seguir o mesmo processo.

Para as vendas com a escolha automática da adquirente, o passo a passo é o mesmo. A única exceção é a terceira etapa do processo, já que a seleção do adquirente é automática.

Faça pagamentos PIX na C6 Pay Essencial

Antes de iniciar a sua operação, é preciso cadastrar a chave aleatória PIX.

É possível solicitá-la na instituição parceira da C6 Pay que você tem conta. Depois, basta informar via Central de Atendimento para cadastro interno.

  1. Digite o valor da venda e selecione a opção “PIX”. Caso o cliente tenha a função Multi automática, o PIX pode aparecer como “Carteira Digital”;
  2. O cliente realiza a leitura do QR Code pelo app da instituição financeira. Após a aprovação da transação, é impresso o comprovante.

Como cancelar vendas por PIX

É possível cancelar uma venda por PIX em até 90 dias após a transação. Para fazer isso, siga o passo a passo:

  1. Clique na tecla verde e selecione a opção “Cancelamento” e, em seguida “PIX”;
  2. Insira a senha do lojista, e, depois, o REF da transação e a data em que a transação foi realizada;
  3. Então, insira o valor da transação e pronto! A venda foi cancelada.

Relatórios

Entenda como acessar seus relatórios, escolha entre as opções “resumido” ou “detalhado”.

Relatório resumido

A opção “Relatório Resumido” mostra o valor consolidado por tipo de transação e bandeira do período selecionado.

  1. Aperte a tecla verde para entrar no menu de vendas e seleciona a opção 5 (“Relatório Resumido)
  2. Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde;
  3. Insira a data do relatório e horários de início e fim do relatório. Em cada etapa, utilize a tecla verde para confirmar.

Relatório detalhado

Já a opção “Relatório Detalhado” mostra todas as transações do período selecionado.

  1. Pressione a tecla verde para entrar no menu de vendas e selecione a opção 6 (“Relatório Detalhado”);
  2. Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde;
  3. Insira a data do relatório e horários de início e fim do relatório. Em cada etapa, utilize a tecla verde para confirmar.

Relatório Sintético é usado para verificar o fechamento do dia e mostrar o resumo das transações por tipo e bandeira desde o último fechamento de caixa.

  1. Aperte a tecla verde para entrar no menu de vendas e selecione a opção 7 (“Relatório Sintético”);
  2. Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde.

Agora que você já sabe como utilizar a maquininha, não deixe de ler outros conteúdos relacionados que podem ser interessantes:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.