Conheça essa forma diferente e criativa de organizar as suas finanças
Atualizado em
Montar um bullet journal de planejamento financeiro é um recurso que pode ajudar você a organizar as suas finanças. Esse recurso é bastante utilizado para organizar diversas áreas da vida de forma criativa e prática.
Com um bullet journal (bujo) é possível manter um controle e organização sobre diferentes áreas da vida pessoal. Atividade física, metas pessoais, leituras e trabalho são alguns exemplos. Hoje, vamos falar, especificamente, de como organizar a sua vida financeira com o auxílio de lápis, caneta, papel e muita criatividade.
Relacionadas:
O bullet journal é uma ferramenta de organização desenvolvida pelo designer Ryder Carroll. O recurso funciona como uma espécie de diário, que pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades, hábitos e objetivos.
O método é definido como um sistema de produtividade que também funciona como uma prática de mindfulness, que é o hábito de manter a consciência naquilo que você está fazendo.
Dessa forma, você pode criar diversos tipos de páginas para manter um controle sobre diferentes esferas da sua vida pessoal e profissional. Cada bullet journal é único e pode ser utilizado como um recurso criativo, muitas pessoas realizam colagens, desenhos e outros tipos de criação ao longo do diário.
No entanto, é um mito que a criação de um bullet journal exige diversos materiais diferentes ou muito tempo para personalizar e decorar o caderno. Na realidade, um bullet journal deve se moldar as suas necessidades e preferências pessoais, e não precisa necessariamente de recursos criativos. Com isso em mente, caderno e caneta são tudo o que você precisa para começar o seu.
Um bullet journal pode funcionar muito bem para fazer o seu planejamento financeiro. É possível desenvolver páginas para organizar diversas áreas, como despesas, investimentos e corte de gastos.
Através de um bujo de planejamento financeiro, também é possível estabelecer metas para as suas finanças e usar o recurso para monitorar o seu progresso. Por exemplo, se você quer juntar dinheiro para comprar um celular, poderá registrar os valores que consegue guardar a cada mês e entender o que está sendo feito para alcançar essa meta.
Um bujo pode ser utilizado de maneiras diferentes. Vale lembrar que o recurso deve fazer sentido para o seu dia a dia, e cada página deve ter um propósito no seu contexto pessoal. Para ajudar, confira algumas ideias de como você pode criar o seu bullet journal de planejamento financeiro:
Uma das ideias mais utilizadas é criar páginas para registrar todas as suas despesas mensais. Assim, é possível evitar o esquecimento de algum boleto e entender quanto você está gastando por mês, otimizando o seu orçamento.
Um passo muito importante para a educação financeira é estabelecer hábitos saudáveis em relação as suas finanças. Por isso, você pode utilizar o seu bullet journal para determinar algumas práticas que podem contribuir para a sua estabilidade financeira. Alguns exemplos são pagar as contas em dia ou evitar o uso do cheque especial.
No caderno, é possível manter um registro dessas metas, fazendo um controle dos seus hábitos e escolhas financeiras.
Outra função interessante para o seu bullet journal é manter um registro de todos os produtos em que você investe, assim como observar a rentabilidade desses investimentos com o passar do tempo.
Outra ideia é estabelecer metas para os seus investimentos, como aplicar um determinado valor ou utilizar o dinheiro resgatado para algum objetivo pessoal.
Você também pode utilizá-lo para registrar todos os seus gastos ao longo do mês. Assim, também será possível perceber se está gastando muito dinheiro em produtos supérfluos, e dessa forma poderá otimizar o seu orçamento e cortar gastos.
Se você está com dívidas acumuladas, é possível usar o bullet journal de planejamento financeiro para monitorar o acúmulo de juros da sua dívida, assim como registrar o seu pagamento.
Através do diário, você pode analisar o seu progresso em relação ao pagamento da dívida, podendo utilizar até mesmo um gráfico.
Leia também: Qual a idade mínima para abrir conta no C6 Bank?