Origem da Black Friday e dicas para acertar nas compras

Como a Black Friday surgiu? Entenda a origem dessa data comercial e seus impactos na economia e no seu bolso

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A Black Friday (BF) mexe com o coração e o bolso de muitas pessoas todos os anos. Esta data faz com que clientes e empresas aguardem a chegada de novembro para comprar e vender produtos com descontos especiais. E por resultar em grandes movimentações financeiras, ela acaba ocupando um papel crucial para o comércio.

Conhecido pelas grandes liquidações, o evento surgiu na Filadélfia (Estados Unidos) no final dos anos 1960 e se espalhou por diferentes países. Hoje, sem dúvidas, a Black Friday é de extrema importância para economia brasileira. Segundo a Neotrust, empresa de soluções de inteligência, o faturamento total da data em 2021 foi de R$ 5,419 bi, quase 6% a mais quando comparado a 2020.

Entre os donos de negócios, a ocasião é um momento de bastante competitividade no mercado. O que pede estratégias objetivas e focadas no público-alvo que desejam atingir. Normalmente, é um período de felicidade para empresários, já que traz um lucro maior do que os outros meses do ano.

Para os consumidores a Black Friday é uma grande oportunidade de adquirir itens mais caros de sua lista de desejo. Ou seja, momento ideal para finalmente fechar a compra que está parada no carrinho da sua loja favorita.

Mas, como esse evento surgiu e se tornou tão importante para a movimentação do comércio? Neste post, você encontra a resposta para estas dúvidas e questões relacionadas a Black Friday.

Abaixo, confira os temas que serão discutidos no texto:

  1. O que é a Black Friday?
  2. Qual a origem da Black Friday?
  3. Como a data chegou ao Brasil?
  4. Black Friday 2022: será que vale a pena?
  5. O que e como comprar na Black Friday: a lista de compras perfeita
  6. Como fazer compras seguras na Black Friday?
  7. O mercado de investimentos é impactado?
  8. C6 Bank: aliado das compras de novembro
  9. Black Friday e a economia global

Se você tem interesse em aproveitar as compras on-line e em lojas físicas de uma forma mais adequada, separamos alguns conteúdos relacionadas para você conhecer:

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial conhecida por promover descontos exclusivos. Ela sempre acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro, e é responsável por dar a largada oficial das compras do final de ano.

Comércios de diferentes segmentos, como o de eletrônicos, vestimentas e turismo, participam da data, o que acaba atraindo um público diverso.

As ofertas costumam ser mais vantajosas do que as liquidações que os clientes encontram durante o ano, motivo que leva muitas pessoas a aguardarem ansiosamente pelo grande dia.

Mas, é válido ressaltar que a diminuição de preço pode variar bastante e é uma escolha dos empresários. O que quer dizer que você pode encontrar produtos com 10%, 35% ou 50% de desconto. E apesar de muitas lojas, físicas e on-line, marcarem presença nesta ação, é possível que outras decidam ficar de fora, uma vez que esse movimento foi acolhido informalmente pelo mercado.

Outro ponto relevante é que a Black Friday é uma data marcada por mitos e foi responsável por mudar o comportamento dos consumidores e lojistas, detalhes que discutiremos ao longo do texto.

Qual a origem da Black Friday?

A Black Friday tem sua origem nos Estados Unidos, e o termo, traduzido para o português, é “sexta-feira negra”. O evento acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que no contexto americano é uma data para agradecer as dádivas ao longo do ano.

Antes das grandes promoções surgirem, o dia já era conhecido por movimentar o comércio, uma vez que inaugura a temporada de compras para as festas de fim de ano. Entretanto, muitas pessoas deixavam para comprar somente no sábado. Portanto, a Black Friday, com o significado que todos conhecem atualmente, começou como uma forma de aquecer o comércio.

Porém, até a consolidação desse feriado informal acontecer no mundo comercial, diferentes sentidos foram atribuídos ao termo Black Friday.

Como a expressão surgiu?

Segundo Coral Murphy Marcos, jornalista do The New York Times, a expressão surgiu na Filadelfia, nos anos 60. A cidade era responsável por sediar, no sábado da semana do Dia de Ação de Graças, o jogo de futebol americano entre dois grandes rivais, o Army Black Knights e o Navy Midshipmen.

Evidentemente um feriado nacional e um grande jogo de futebol acontecendo na mesma semana resultava em uma cidade cheia. O trânsito, a circulação de pessoas e a violência aumentava no período, o que fazia com que os policiais locais trabalhassem em dobro. E foram esses trabalhadores que acabaram por chamar a 4ª sexta-feira do mês de Black Friday.

Entretanto, o comércio como um todo se apropriou do termo com bastante resistência e desaprovação, uma vez que a palavra black, nesse contexto, tem uma conotação negativa. O desejo dos lojistas e comerciantes era utilizar a expressão Big Friday  (grande sexta-feira em tradução para o português), mas a linguagem coloquial foi a vencedora dessa disputa de nomes.

E, na expectativa de trazer um significado positivo para a expressão, os comerciantes decidiram que black representava a passagem da tinta vermelha, que era utilizada para registrar perdas financeiras, para a tinta preta, utilizada para registrar ganhos.

Ainda segundo o artigo da jornalista, esse é um fato comprovado por historiadores. Mas ao fazer uma pesquisa rápida sobre o termo é possível se deparar com inúmeros mitos, que remontam o uso da expressão Black Friday desde o ano de 1800.

Feriado informal dos EUA

É importante ressaltar que, apesar do surgimento da expressão ter acontecido nos anos 1960, foi apenas na década de 1990 que a Black Friday passou a se consolidar em outras cidades do país.

O Canadá, vizinho dos EUA, observou que as pessoas preferiam cruzar a fronteira para fazer as compras de fim ano e aproveitar as ofertas. Então, na expectativa de manter a competividade e a economia aquecida, os comerciantes locais também se apropriaram do evento. Foi o primeiro país a aderir às liquidações depois dos Estados Unidos.

E, obviamente, as economias globais notaram a movimentação financeira positiva gerada pelos descontos especiais, então, foi uma questão de tempo para a Black Friday se tornar um fenômeno do mercado comercial.

Como a data chegou ao Brasil?

A Black Friday começou a se espalhar pelo mundo ao final dos anos 2000. No Brasil, apesar de ações esporádicas, a campanha apenas entrou para o calendário comercial em 2010. Embora o país não comemore o Feriado de Ação de Graças o dia permanece o mesmo, porque a data foi determinada para aumentar as vendas de final de ano.

Um diferencial local é que muitos empresários começam as promoções bem antes, como uma espécie de “esquenta” de vendas. É possível encontrar lojas com descontos durante de novembro inteiro ou com promoções durante a última semana do mês.

Ao analisar a origem da Black Friday, é possível perceber que esse movimento foi feito para aquecer as vendas principalmente em lojas físicas. Atualmente, o número de vendas on-line aumentou exponencialmente. Então, quando o evento se iniciou em solo brasileiro, o objetivo era potencializar ainda mais as compras em e-commerces.

Breve histórico de vendas no e-commerce durante a Black Friday Brasil
Ano
Valor de vendas totais
2016
RS 1,9 bi
2017
R$ 2,1 bi
2018
R$ 2,6 bi
2019
R$ 3,2 bi
2020
R$ 4,02 bi
2021
R$ 4, 2 bi

Um ponto importante a ressaltar é que a Black Friday é um fenômeno comercial tão forte, que é possível perceber seu impacto no comportamento do consumidor.

A empresa de monitoramento de e-commerce NielsenIQ|Ebit, responsável por fazer a contabilização das vendas, informa que os números levantados pela pesquisa também consideram a quinta-feira. Isso porque as pessoas começam suas compras com antecedência, estimuladas pela competitividade entre as empresas, o que reforça a importância de empresários e clientes se prepararem de forma antecipada para a campanha.

Apesar da grande representação das vendas on-line, que foi potencializada pela pandemia de Covid-19, as compras em lojas físicas não deixam de ter seu protagonismo e continuam atraindo clientes que aumentam consideravelmente o faturamento total do evento.

Outro detalhe é que nem sempre a Black Friday foi um sucesso nacional. Num primeiro momento, muitos consumidores apresentavam desconfiança com relação a baixa de preços. No começo, o evento foi apelidado de “Black Fraude”, o que levou as empresas a estruturarem campanhas mais assertivas e, consequentemente, conquistaram o público.

Black Friday 2022: será que vale a pena?

A Black Friday 2022 tem obstáculos no caminho. O Brasil atingiu um recorde de inadimplência (66,8 milhões de brasileiros) em junho, segundo Serasa Experian. E apesar do cenário econômico apresentar um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em queda no mês de julho, a inflação persiste na casa dos dois dígitos.

Resumidamente, as pessoas, de diferentes classes sociais, apresentam uma postura mais conservadora com relação a gastos. O que pode significar um olhar mais cauteloso na hora de fazer as compras de novembro.

Porém, um estudo feito pela plataforma Gente, o Black Friday 2022: termômetro de consumo, apresenta um possível crescimento nas compras no segundo semestre do ano. E a Black Friday é justamente umas das ferramentas que pode impulsionar esse aumento.

Isso acontece porque, como os produtos ficaram mais caros durante o ano, as pessoas buscam por momentos mais estratégicos para comprá-los. Segundo o estudo, 50% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar pelo menos algum produto esse ano durante a data. E o número é maior quando é feito um recorte apenas na classe A, de 65%.

Então, é possível concluir que com um bom planejamento financeiro, vale a pena apostar na compra de itens que façam sentido para suas necessidades.

O que e como comprar na Black Friday: a lista de compras perfeita

É comum que as pessoas comecem o planejamento de compras com bastante antecedência. Isso porque, para aproveitar da melhor forma a baixa de preços, o mais recomendado é fazer tudo de forma muito consciente. A Black Friday Brasil conta com algumas características próprias, como o forte consumo de eletrônicos e livros. Para montar a lista de compras perfeita é importante fazer uma organização financeira, assim como uma boa pesquisa de preços.

Tendo em vista que esse é um momento de aquecimento do comércio, o número de anúncios e campanhas aumenta. Nesse sentido, é importante entender quais itens são sua prioridade de compra. E é importante identificar quais lojas e produtos oferecem um bom custo-benefício.

A Black Friday, sem dúvidas, é um bom momento para comprar artigos que ficam com preços altos durante o ano ou foram impactados pela inflação de 2022. Além disso, também é um ótimo momento para as compras de Natal.

Então, a dica é alinhar os seus desejos ao seu planejamento financeiro. Compreendendo qual a melhor forma de fazer compras sem impactar negativamente suas economias.

Nós do C6 Bank temos uma porção de conteúdos sobre planejamento financeiro que podem ajudar você no momento de elaborar sua lista de desejos.

Como fazer compras seguras na Black Friday?

Além da consciência na hora de comprar, a segurança é outro fator importante. A Black Friday é um momento em que muitos produtos entram em promoção, e é importante ter cautela para não cair em fraudes.

Nesse sentido, as dicas a seguir se aplicam mais a quem prefere e-commerce a lojas físicas:

  • Escolha sites e aplicativos confiáveis para fazer suas compras;
  • Atenção a links fraudulentos. Não clique em tudo o que aparecer para você, certifique-se da procedência da loja e de quem o enviou;
  • Aposte na compra com cartão virtual, como o recurso possui um CVC dinâmico acaba oferecendo mais segurança para compras on-line;
  • Cuidado redobrado com e-mails, tendo em vista que propagandas enganosas e links fraudulentos podem ser enviados por esse canal.

Novamente, se planejar para fazer suas aquisições é uma ótima prevenção contra as inseguranças de compras on-line. Você consegue fazer um mapeamento de sites e aplicativos confiáveis e pode efetuar tudo com mais confiança no dia da campanha.

Além disso, você também pode aproveitar para fazer suas compras na Black Friday 2022 direto no aplicativo do C6 Bank, garantindo toda a segurança que precisa. Através da C6 Store, na data estipulada, você também tem acesso a descontos e ofertas exclusivas.

O mercado de investimentos é impactado?

Um evento grande como a Black Friday, que se espalhou por todo mundo, sem dúvidas, impacta a vida de quem investe. O cenário macroeconômico também influencia a forma como os consumidores e os comerciantes vão lidar com o evento. Então, é possível dizer que nessa relação tudo se interliga.

Quando pensamos no mercado de investimentos, algumas movimentações específicas podem acontecer, como a redução de taxas e ativos com preços mais atrativos.

Em 2020, por exemplo, corretoras e bancos entraram no clima da datae apresentaram algumas vantagens. No cenário de renda fixa, vale acompanhar se a instituição financeira em que você faz aplicações pretende realizar algum tipo de oferta.

 Agora quando pensamos em renda variável, principalmente em ações, o impacto é bastante palpável. Tendo em vista que lojas de todos os setores estão realizando muitas movimentações e campanhas, ações de varejo são altamente afetadas rapidamente.

Nesse sentido, é importante acompanhar tudo o que está acontecendo para fazer boas escolhas com relação aos seus investimentos.

Black Friday e a economia global

Japão, Índia, Argentina e Chile são alguns dos outros países que aderiram a Black Friday. É possível notar que o evento é uma grande ferramenta que as nações utilizam para aquecer o comércio.

Sendo assim, é visível o quanto a data tem grande impacto na economia global. E agora que você já sabe como aproveitar da melhor forma esse cenário, não se esqueça de criar um bom planejamento e fazer do aplicativo do C6 Bank um grande aliado nessa empreitada.

C6 Bank: aliado das compras de novembro

O C6 Bank é um banco completo e para sua vida, de modo que além de produzir conteúdos para possibilitar que você aproveite ainda mais as compras de novembro, também traz uma série de textos a respeitos de planejamento financeiro.

Outro ponto de destaque para a data é a C6 Store, a loja dentro do aplicativo do banco. Nela você encontra uma série de produtos e mesmo antes da BF, é possível aproveitar ofertas e descontos.

Se você se interessou por esse conteúdo, é possível que outros temas, como C6 Bank oferece desconto para clientes na Reebok Sports Club, sejam relevantes para você.

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