Tudo o que você precisa saber sobre bem-estar financeiro
Atualizado em
Você já parou para pensar o que é bem-estar financeiro? É ganhar uma renda que sempre sonhou? É conseguir pagar as contas em dia? É ter dinheiro guardado para realizar seus sonhos e objetivos? Para responder a essas e outras perguntas, convidamos o Prof. Liao, head de educação do C6 Bank.
Vale reforçar que por trás do conceito de bem-estar financeiro há muitos fatores que precisam estar alinhados para garantir uma vida financeira saudável.
Pensando em aumentar o seu conhecimento acerca do significado de bem-estar financeiro e dar algumas dicas para alcançá-lo, o C6 Bank preparou este texto. Nele, você encontrará as respostas para as seguintes questões:
Relacionadas:
O bem-estar financeiro é a tradução do conceito financial well-being, formalizado pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), agência governamental de proteção aos interesses dos consumidores nos Estados Unidos.
No Brasil, o conceito é o mesmo. Bem-estar financeiro é quando uma pessoa cumpre com as suas obrigações financeiras para poder se sentir segura e confiante em relação ao futuro e, assim, fazer as escolhas certas para a sua vida.
É notório que os gastos excessivos e as dívidas criam ansiedade e mal-estar em quem perde o controle financeiro indo na contramão de atingir a qualidade do bem-estar financeiro.
Conheça os quatro pilares do bem-estar financeiro:
Para atingir o bem-estar financeiro o Prof. Liao explica que é preciso:
“As três ‘sabedorias’ que nos dão tranquilidade, independência e sossego são saber que: no curto prazo estamos protegidos, caso aconteça qualquer imprevisto; temos dinheiro para realizar nossos sonhos de médio prazo; e vamos manter a mesma qualidade de vida no futuro sem ter uma queda abrupta na nossa renda.”, explica o prof. Liao.
Portanto, o bem-estar financeiro é você estar consciente que tem dinheiro para o curtíssimo, curto, médio e longo prazo.
Uma das principais armadilhas que afasta uma pessoa de atingir o bem-estar financeiro é acreditar que o salário serve apenas para pagar as contas. Trata-se de um ensinamento que muitos receberam, de que é suficiente não contrair dívidas e não dever para os bancos devido às altas taxas de juros.
“Quando você aprende que não deve tomar dívida, a mensagem implícita é que você ganha X e você pode gastar até X dentro do mesmo mês até o próximo salário. Essa é a mensagem que a gente aprende, mas ela não é boa, porque o que você gasta no curtíssimo prazo precisa ser menor do que o que você ganha para ter um excedente que deverá ser investido”, explica o prof. Liao.
Ou seja, não guardar dinheiro implica que um dia você não terá mais receita e dependerá apenas do INSS. Caso não tenha nem essa opção, deverá recorrer ao apoio de parentes para não ver a sua qualidade de vida despencar.
Para evitar essa cilada, a solução é, além de não contrair dívidas para financiar o consumo, gastar menos do que ganha para, assim, sobrar dinheiro para investir.
A escolha do investimento para alcançar o bem-estar está diretamente relacionada aos objetivos da pessoa. Preparamos um pequeno guia para te ajudar:
Agora que você sabe como atingir o seu bem-estar financeiro a partir da adoção de alguns hábitos e evitando algumas ciladas que tal começar hoje mesmo a colocar em prática?
Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao tema de educação financeira? Confira alguns que selecionamos: