Entenda o peso, as dimensões e o formato da mala que você pode levar na cabine.
Atualizado em
A bagagem de mão é um item muito importante em qualquer viagem, seja ela nacional ou internacional. Nela, você guarda os itens mais importantes e pode acessá-los sempre que precisar. Contudo, é importante saber que há diferentes regras relacionadas a ela.
Tamanho, peso e até formato devem seguir as recomendações existentes. É importante ter atenção às descrições antes de viajar para evitar problemas e, sobretudo, custos inesperados.
Tudo pronto, vamos? Mostramos, a seguir, como escolher a opção mais adequada e garantir que a sua viagem seja incrível.
Leia também:
Bagagem de mão é aquela que você pode levar na cabine no avião, normalmente sem custos adicionais. Ao entrar na aeronave, é necessário guardá-la no bagageiro localizado acima dos assentos.
Além dela, todo passageiro tem direito a levar um item pessoal gratuitamente, que é uma bolsa menor ou uma mochila que caiba sob o banco. Cada companhia aérea especifica as dimensões permitidas. Traremos essas informações mais à frente.
A mala despachada, por sua vez, é a que vai no porão. Ou seja, em outro compartimento, junto com as bagagens dos demais passageiros. Você a entrega no guichê das companhias aéreas, antes de passar pela segurança e só tem acesso a ela ao chegar em seu destino.
É importante ressaltar que, no Brasil, a bagagem de mão é um direito a todas as pessoas que utilizam transportes aéreos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Cada indivíduo pode levar uma peça de até 10kg – o formato e o peso a partir desse mínimo são estabelecidos pelas companhias.
Que tal preparar uma viagem de casal? Dicas aqui!
A Anac estabelece o peso máximo, mas as proporções variam de acordo com as regras de cada companhia aérea. A seguir, apresentamos o que é permitido nas principais empresas do setor em atuação no Brasil.
Companhia | Dimensões da bagagem de mão | Peso da mala de mão | Item pessoal |
---|---|---|---|
LATAM | 35 cm de comprimento, 55 cm de altura e 25 cm de largura, incluindo bolsos, rodas, alça etc. (21,7 x 13,8 x 9,8 in). | 12 kg para a cabine Economy e 16 kg para Premium Economy ou Premium Business. | Geralmente, uma mochila ou bolsa. Dimensões: 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura, incluindo os bolsos, as rodas e a alça. |
GOL | 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade, incluindo as rodas | 10 kg | Geralmente, uma mochila ou bolsa com as seguintes proporções: 32 cm de largura, 22 cm de altura e 43 cm de profundidade. |
AZUL | 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade, incluindo as rodas | 10 kg | Geralmente, uma mochila ou bolsa com as seguintes proporções: 45 cm de altura, 35 cm de largura e 20 cm de profundidade. |
É fundamental ter atenção ao tamanho permitido por cada operadora. Boa parte das companhias disponibiliza um totem logo na entrada do guichê de check-in. Você pode inserir a mala de mão para viagem nessa estrutura para verificar se está dentro dos padrões.
Por conta de todas essas regras, fica aqui uma dica de ouro para livrar qualquer pessoa de apuros: se você não tem bagagem de mão e planeja comprar uma, verifique as proporções antes. Ela deve estar de acordo com as medidas indicadas.
A bagagem de mão pode conter roupas e outros itens necessários durante a viagem, por exemplo. Listamos, a seguir, alguns exemplos do que você pode colocar na sua mala.
De acordo com a Anac, há alguns itens específicos que sempre levantam a mesma dúvida: será que posso levar na bagagem de mão? Para evitar qualquer tipo de problema, confira o que a agência permite:
Em voos internacionais, segundo a Anac, “existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que tiverem em embalagens com mais de 100 ml. Esses produtos devem estar acondicionados em uma embalagem plástica com fechamento hermético para facilitar a inspeção dos agentes da área de segurança”.
Por fim, tenha bastante cuidado aos itens de valor, principalmente eletrônicos, como tablets e computadores. Em caso de turbulência, eles podem se mover dentro do bagageiro. Portanto, organize bem esses utensílios dentro da bagagem e a mantenha sempre fechada para evitar surpresas.
A Anac proíbe que diversos itens sejam levados na bagagem de mão. Separamos alguns exemplos daquilo que não é possível transportar:
Em resumo:
Você pode levar na bagagem de mão | Você não pode levar na bagagem de mão |
---|---|
Roupas Medicamentos Alimentação de bebês Líquidos de dietas especiais Eletrônicos Documentos Óculos Cintos Itens pessoais de higiene Frascos com líquidos até 100 ml (para voos internacionais); Fone de ouvido Livros ou qualquer outro material de leitura Cosméticos sólidos, como batom e desodorante Aparelho de barbear em cartucho; Objetos com lâminas inferiores a 6 cm Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal Termômetros de medição térmica e relógio de pulso com alarme | Armas Objetos com ponta ou cortante Ferramentas de trabalho Explosivos e/ou inflamáveis Substâncias químicas e/ou tóxicas Em voos internacionais: líquidos e géis em embalagens maiores do que 100 ml |
A Anac divulgou no mês de fevereiro de 2025 um comunicado oficial em que afirma que não houve alterações em relação à bagagem de mão. Segundo a agência, segue em vigor a resolução de número 400, de 2016, que prevê o direito de levar uma mala de até 10 kg na cabine. As dimensões são estabelecidas pelas companhias aéreas – e qualquer excedente pode ser cobrado.
Organizar bem a mala é fundamental para aproveitar o espaço disponível. As roupas devem ser bem dobradas para evitar volumes desnecessários.
Em relação aos líquidos, atenção à regra dos 100 ml para voos internacionais e armazene todos dentro de sacos de plástico com fechamento hermético ou em nécessaires transparentes.
Viajar é muito bom. Mas sabemos que, antes de embarcar, temos de resolver várias pendências para ir com a maior tranquilidade possível. O dinheiro é uma delas. Ao ter uma C6 Conta Global, por exemplo, você não precisa se preocupar em comprar euros ou dólares ou recorrer a cartões pré-pagos. Basta usar a conta normalmente, sem sofrer com o temido Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) alto.
E mais: o cartão de débito internacional facilita as compras de modo geral e pode ser usado para saques e pagamentos no exterior. Você tem mais facilidade para converter a moeda e, de quebra, ainda evita tarifas bancárias.
Aproveite para ler também:
E aí, está com a viagem marcada ou em início de planejamento? Conheça a Conta Global C6 Bank. Você paga um IOF baixo e ainda tem direito a cartões que permitem acumular pontos que vão fazer a diferença nas suas próximas férias. Aproveite todas as vantagens da nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.
Índice
Compartilhar