Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank.
Atualizado em
A atividade teve desempenho melhor do que o esperado em novembro, segundo a prévia do PMI composto (55,3). O PMI referente ao setor de manufaturas aumentou para 48,8 pontos, sinalizando a menor retração desde agosto. O PMI de serviços apresentou forte expansão, alcançando 57 pontos. Na composição do índice houve melhora da produção e alta significativa da demanda. O emprego diminuiu pelo quarto mês seguido e a inflação esfriou, com preços de serviços apresentando aumento modesto.
Em outubro, a atividade perdeu força. A produção industrial encolheu 0,3% em relação ao mês anterior, segundo dados do banco central americano (Federal Reserve, Fed). Outra pesquisa, divulgada pelo Departamento de Comércio americano, mostrou que as vendas no varejo desaceleraram para 0,4% no mesmo período.
As vendas do setor imobiliário tiveram melhora em outubro, mas o setor segue frágil. O indicador de vendas de casas usadas, que representa mais de 80% do total negociado no mercado imobiliário, registrou aumento de 3,4% em relação a setembro, depois de queda nos dois meses anteriores, segundo a Associação Nacional de Corretoras (NAR, na sigla em inglês). Apesar do aumento recente, as vendas seguem em patamar abaixo do período pré-pandemia. Além de vendas, as construções iniciadas continuam fracas. Segundo o Departamento do Comércio, o núcleo do indicador contraiu 6,9% em outubro. No entanto, há sinais de possível melhora à frente. O núcleo do indicador de permissões para construir, que costuma antecipar início de construções, registrou leve aumento de 0,5%. Em outra pesquisa, o índice de confiança das construtoras (NAHB Housing Market Index) subiu em novembro, mas permanece abaixo da média pré-pandemia.
Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuaram em níveis baixos para padrões históricos, em 213 mil na semana encerrada em 16 de novembro.
O presidente do Fed, Jerome Powell, em evento na semana anterior (14/11), mencionou que a inflação deve convergir para a meta, mas a trajetória pode ser turbulenta em alguns momentos. Powell acrescentou também que à medida que os juros diminuem, o processo de alívio monetário exige mais cautela.
Nossa expectativa é que o Fed corte a taxa de juros novamente em dezembro, mas incertezas quanto às medidas a serem implementadas pelo próximo governo americano e seus impactos na economia podem levar a uma desaceleração do ritmo de cortes em 2025.
A guerra entre Rússia e Ucrânia está no terceiro ano e continua sem perspectiva de fim próximo. Nesta semana, o conflito escalou com o lançamento de um novo tipo de míssil russo de alcance intermediário contra o território ucraniano. O ataque ocorreu como retaliação ao uso de armas americanas por ucranianos em território russo, depois que o presidente Joe Biden permitiu o uso de tais armas no conflito.
A atividade voltou a perder força em novembro com sinais de retração no setor de manufaturas e serviços. De acordo com as prévias do PMI, o indicador diminuiu no setor de manufaturas (45,2) e no de serviços (49,2) e ambos estão em território contracionista (abaixo de 50 pontos). Este foi o segundo momento do ano em que o PMI de serviços registrou retração do setor. No entanto, o PMI de manufaturas segue contracionista desde meados de 2022. O PMI composto, que inclui ambos os setores, continuou em patamar contracionista (48,1). A composição do índice mostrou contínua retração na demanda, queda na produção de manufaturas e serviços, leve redução do emprego e certa pressão sobre os preços no mês. Entre as maiores economias do bloco o desempenho foi fraco. Os PMIs da Alemanha (47,3) e da França (44,8) permaneceram em contração, com encolhimento de manufaturas e serviços.
Os salários negociados aceleraram. O índice subiu de 3,5% no 2T para 5,4% no 3T comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo o Banco Central Europeu (BCE). O aumento era esperado e ocorreu principalmente em razão de ajustes de salários com atraso e retroativos na Alemanha (8,8%). Segundo o banco central alemão, o pico do ajuste ocorreu no 3T. Em outros países do bloco, o crescimento dos salários apresentou continuidade. Membros do Comitê de Política Monetária do BCE têm monitorado as negociações salariais em virtude da pressão que exercem sobre a inflação. O dado de hoje, no entanto, não altera nossa visão de que o BCE deve continuar reduzindo juros na próxima decisão em dezembro, devido à fraqueza da atividade local e da trajetória de desaceleração da inflação.
O índice de sentimento econômico diminuiu em novembro em relação ao mês anterior, segundo a Comissão Europeia. O indicador segue fraco, abaixo da média pré-pandemia. Os detalhes da composição do índice ainda não foram divulgados.
No Reino Unido, a economia cresceu menos do que o esperado no 3T24 e abaixo do trimestre anterior. O PIB cresceu 0,1% em relação ao trimestre passado, de acordo com a primeira estimativa do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). Apesar da desaceleração, a composição do índice veio sólida, com aumento do consumo privado e dos investimentos. O PIB mensal referente a setembro, contraiu 0,1% frente ao mês anterior, com retração da indústria (-0,5%), desaceleração da construção civil (0,1%) e estabilidade do setor de serviços (0%).
O volume de vendas no varejo diminuiu em outubro para os britânicos, segundo dados divulgados pelo ONS. A redução ocorre depois de um crescimento moderado nos meses anteriores. O volume de vendas está levemente abaixo do nível pré-pandemia.
O indicador de atividade no Reino Unido apresentou leve redução em novembro. A prévia do PMI Composto registrou 49,9 pontos, interrompendo uma sequência de 12 meses de expansão. A queda no índice ocorreu com um menor crescimento do setor de serviços (50) e um encolhimento mais intenso do setor de manufaturas (48,6). Na composição do PMI, houve diminuição da demanda, redução do emprego e aumento da pressão inflacionária.
A inflação acelerou e veio acima do esperado. O índice de preço ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,6% em outubro em relação a setembro, puxado pelo aumento na conta de energia, segundo dado divulgado pelo ONS. O núcleo do índice, que exclui alimentos, energia, álcool e tabaco, subiu, com uma expansão maior do que o esperado nos preços de bens. Houve crescimento também nos preços de serviços. No entanto, o aumento ocorreu em itens que não pressionam o “super núcleo” (índice menos volátil) definido pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). Em 12 meses, o CPI acumula alta de 2,3% e o núcleo de 3,3%. Acreditamos que o BoE seguirá cortando os juros de forma gradual, atento à trajetória da inflação.
Os dados de atividade de outubro vieram mistos. Segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatística (NBS, na sigla em inglês), as vendas no varejo superaram expectativas, com crescimento de 4,8% comparada ao mesmo mês de 2023. A melhora nas vendas ocorre depois de subsídios do governo para troca de eletrodomésticos, computadores, veículos elétricos e demais produtos, em meio a um feriado nacional (“semana de ouro”). A produção industrial desacelerou, mas apresentou crescimento de 5,3% no mesmo período. Os investimentos expandiram puxados pelo contínuo crescimento de investimentos no setor de manufaturas e pela aceleração dos investimentos em infraestrutura, enquanto os investimentos no setor imobiliário seguem em contração. A taxa de desemprego urbano recuou novamente, passando de 5,1% para 5% em outubro.
O setor imobiliário permanece em contração, mas há sinais incipientes de melhora. As vendas de casas novas contraíram menos no mês de outubro contra o mesmo mês de 2023. O preço de casas novas nas 70 maiores cidades chinesas diminuiu 0,5% em outubro contra o mês anterior. Apesar de ser a décima sétima baixa consecutiva dos preços, houve moderação na queda de preços em relação a setembro. O preço de casas no mercado secundário também contraiu moderadamente. Medidas anunciadas pelo governo desde setembro, como redução no custo de financiamento para os que já possuem imóveis e menor valor de entrada na compra de casas, começam a dar sinais de suporte ao setor. Resta saber se os efeitos continuarão nos próximos meses.
O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) manteve as taxas de juros usadas como referência para empréstimos às famílias e empresas inalteradas, conforme o esperado, após corte de 25 pontos-base na reunião anterior. A taxa de empréstimo (LPR, na sigla em inglês) com prazo de 1 ano permaneceu em 3,1% e a LPR de 5 anos em 3,6%. Cortes de juros são esperados mais à frente, para ajudar a economia.
Em dezembro, ocorrem reuniões importantes do partido comunista que devem ajudar a prever os próximos passos do governo para manter o crescimento do país. A expectativa é que mais medidas de estímulo sejam anunciadas com o objetivo de estabilizar o setor imobiliário (reduzindo estoques não vendidos) e diminuir desequilíbrios internos associados ao baixo consumo. Preocupações com novas políticas tarifárias a serem implementadas nos EUA também devem contribuir para mais medidas de suporte à economia.
No médio prazo, no entanto, nossa visão é de que o crescimento chinês deve continuar desacelerando gradualmente em razão de problemas estruturais, como envelhecimento da população e alto endividamento de governos locais.
O conflito entre Israel e Hamas entrou no segundo ano. A tensão no Oriente Médio continua e Israel segue com ataques ao Líbano. Ainda não houve uma retaliação do Irã à Israel, depois do alerta dado há três semanas. A crise geopolítica na região deve demorar algum tempo.
O preço futuro do petróleo (Brent) subiu 2% de 14/11 a 21/11, fechando o período em 74 dólares por barril. Desde o início de outubro, o preço da commodity tem ficado abaixo de 80 dólares, depois de um primeiro semestre forte. A expectativa é que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) postergue novamente os planos de aumentar a produção da commodity para o segundo trimestre de 2025. A demanda moderada e a oferta ampla de países fora da OPEP+ continua pesando sobre o preço do barril.
Os preços futuros de trigo e milho subiram na semana, depois de queda na semana anterior. O preço do trigo aumentou 3,5%, e o do milho 2%. O preço do trigo tem refletido o aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia que pode interromper o fornecimento da região do Mar Negro. O preço da soja ficou estável. No ano, os preços dessas commodities vêm apresentando leve tendência de queda.
As projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador de inflação oficial do país, subiram para 2024 (de 4,62% para 4,64%), para 2025 (de 4,1% para 4,12%) e para 2026 (de 3,65% para 3,7%). O número esperado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficou estável para 2024 (3,1%) e para 2025 (1,94%). A taxa Selic segue em 11,75% para 2024, subiu para 2025 (de 11,5% para 12%) e se manteve em 10% para 2026. As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.
Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.
Índice
Compartilhar