O processo é simples e rápido, mas é necessário somente em poucas situações. Entenda mais.
Atualizado em
É possível – e fácil – fazer um agendamento presencial na Receita Federal. Esse tipo de atendimento costuma ser de grande ajuda em muitos casos. No entanto, a indicação é acionar tal serviço apenas em casos específicos, uma vez que a maior parte das situações pode ser resolvida on-line.
Quer entender quando é necessário fazer esse deslocamento? Mostramos, a seguir, o que pode motivar essa visita e como agendá-la. É uma forma inteligente de evitar filas e atrasos.
Explore outros conteúdos do blog do C6 Bank:
Os agendamentos presenciais são oferecidos a pessoas físicas e microempreendedores (MEI) e podem ser marcados pelo site da Receita Federal. Mas, antes de solicitar, saiba que a maior parte das situações pode ser resolvida on-line. Ou seja, sem sair de casa.
Caso não seja o seu caso, há a possibilidade de ir até um balcão, desde que você reserve um horário. O objetivo é evitar filas, atrasos ou até mesmo a falta do atendimento desejado.
Ao optar por esse caminho, cada solicitante deve escolher uma das unidades de atendimento da Receita Federal espalhadas pelo Brasil, verificar a disponibilidade e agendar. O funcionamento pode variar de acordo com cada região.
O serviço também pode ser feito nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV). De acordo com a Receita Federal, no PAV “o atendimento é realizado de forma exclusivamente presencial por um servidor da prefeitura local ou da entidade parceira”. Tal profissional avaliará as solicitações, dará a orientação necessária e, se for indicado, encaminhará os documentos por processo digital para a análise da própria Receita.
Sim. Para organizar o fluxo de atendimento, a Receita Federal estabeleceu a necessidade de marcar um horário previamente. Assim, não é necessário encarar longas filas e esperas.
Importante: o atendimento prioritário não necessita agendamento. Dentro desse grupo, têm preferência os cidadãos com 80 anos ou mais.
O agendamento da Receita Federal prévio é necessário para todos os serviços presenciais e acontece pelo site ou pelo app da Receita Federal.
Diferentes questões podem ser resolvidas on-line, pelo site da Receita Federal ou pelo Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). Confira a lista de possibilidades:
Leia também: caiu na malha fina? Entenda como saber se isso aconteceu
Antes de agendar um atendimento, recomendamos que você verifique se ainda existe alguma pendência relacionada ao seu nome. Isso porque o problema relatado pode ter sido resolvido on-line, por exemplo. Assim, não será preciso ir presencialmente.
Também é possível fazer esse mesmo procedimento pelo app oficial. Outra opção é utilizar o e-CAC. Para isso, será preciso fazer o login na sua conta gov.br e, então, verificar a existência de pendências.
Analisar antes de marcar presencialmente é uma boa ideia para economizar tempo e dinheiro.
Ainda sore dinheiro: entenda quais são os impostos federais existentes
Agendar horário na Receita Federal é simples. Basta acessar o site da Receita Federal e seguir as indicações abaixo:
De modo geral, é recomendado levar sempre um documento que comprove a sua identidade, como o CPF, o RG ou a CNH. No caso de empresas, tenha o cartão do CPNJ em mãos. Inclua na sua pastinha também um comprovante de residência atualizado.
Entretanto, tenha em mente que a lista de documentos exigidos pode mudar de acordo com cada serviço. Então, depois de agendar, preste muita atenção aos que você deve levar.
Você pode cancelar o agendamento presencial a qualquer momento. Basta acessar a área de agendamentos dentro do site da receita Federal e escolher a opção de cancelamento ou reagendamento.
Todos os canais de atendimento à população estão disponíveis na página da Receita Federal.
A declaração do Imposto de Renda é uma das tarefas que mais geram dúvidas nas pessoas. Por isso, é comum crescer a busca por atendimento na época da entrega (até 30 de maio de 2025), entre eles a modalidade presencial. Para evitar incertezas, preparamos um conteúdo especial sobre declaração do Imposto de Renda.
Até a próxima!
Índice
Compartilhar