A partir de 2025, o Banco Central deverá perseguir uma meta de inflação contínua.
Atualizado em
Vigente desde 1999, o regime de metas de inflação teve papel fundamental no controle definitivo do quadro inflacionário que penalizou a economia brasileira por décadas. Na última semana, essa condução teve uma importante mudança oficializada.
No episódio 116 do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank analisam se a nova meta é a mais adequada para o Brasil e como ela pode contribuir para a queda de juros no futuro.
Descubra, a seguir, outros conteúdos relacionados:
Há quase um ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia adiantado que o sistema de metas de inflação brasileiro passaria por uma alteração. A oficialização da mudança veio na semana passada: o governo estabeleceu, por meio de um decreto, o regime de meta contínua de inflação.
A partir de 2025, o cumprimento da meta não estará atrelado a um recorte de tempo específico. Hoje, para saber se ela foi atingida ou não, o Banco Central precisa olhar para a inflação dos 12 meses terminados em dezembro. Com o novo regime, a busca pela meta terá de ser constante.
Além de entender mais sobre o cenário inflacionário brasileiro, você também vai saber mais sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “A nova meta de inflação e os 30 anos do Real”. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Compartilhar