O que é capital de giro? Como calcular?

O capital de giro diz respeito aos recursos que uma empresa necessita para se manter de pé, e é de extrema importância saber administrá-lo corretamente

Atualizado em

Mulher em armazém de estoque com prancheta e caneta em mãos pensando no que fazer com seu capital de giro
Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

O capital de giro determina os recursosnecessários para uma empresa se manter de pé, em plena atividade. Isso porque para se movimentar e crescer, todo negócio precisa de dinheiro.

No entanto, nem sempre o valor disponível em caixa é suficiente para arcar com todas as despesas e contas a pagar. Assim, gerenciar o capital de giro acaba representando uma saída estratégica para manter a saúde financeira do seu CNPJ.

Neste post vamos explicar o que é e como o capital de giro funciona e qual a forma mais adequada de ampliá-lo. Entenda quais dúvidas serão respondidas:

  • O que é capital de giro?
  • Como calcular o capital de giro?
  • Qual a importância do capital de giro?
  • Qual a diferença entre fluxo de caixa, balanço patrimonial e capital de giro?
  • Como conseguir capital de giro?
  • Como ampliar o capital de giro?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre empresas? Aproveite alguns que separamos para você:

O que é capital de giro?

Capital de giro é o valor necessário para uma empresa manter suas atividades, pagar todas as despesas e fazer investimentos. O custo para manter um CNPJ aberto e em pleno funcionamento costuma ser alto.

Nessa conta, alguns dos itens levados em consideração são:

  • Pagamentos para fornecedores;
  • Manutenção e renovação de estoques;
  • Impostos;
  • Salários de funcionários;
  • Melhoria de maquinários.

Assim, para gerenciar e organizar esse fluxo, empresários recorrem ao cálculo de capital de giro. Dessa forma, é possível saber quanto é preciso para manter as contas em dia, e fazer um balanço entre os lucros e investimentos realizados.

Contudo, o dinheiro que entra em caixa nem sempre é suficiente para fazer todos os pagamentos e expandir as operações. Outra possibilidade ainda, é o prazo para contas a receber ser maior do que o de vencimento das suas despesas. Nesses cenários, empresários recorrem a linhas de crédito específicas para construir a reserva de dinheiro que precisam.

Como calcular o capital de giro?

Na prática, o capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis e as despesas da empresa. Para realizar o cálculo são apenas 3 passos:  

  1. Some os valores a receber e o dinheiro que você tem em caixa; 
  2. Adicione também o valor de todas as despesas, pagamentos e impostos da sua empresa;  
  3. Faça a subtração entre essas duas quantias. Esse será o seu valor de capital de giro, ou seja, a quantia necessária para manter o funcionamento da sua empresa.

Ativos e passivos

Para executar o cálculo do capital de giro, é preciso manter um controle sobre todos os valores que entram e saem. E, além de gerir o fluxo de caixa corretamente, é fundamental ter o balanço patrimonial da empresa em mãos. Assim, é possível avaliar se existe um equilíbrio entre ativos e passivos.

Vale ressaltar que:

  • Ativos circulantes: são todos os bens, direitos e aplicações de recursos da companhia. Aqui, é possível considerar investimentos financeiros e títulos públicos ou privados que tenham sido adquiridos;
  • Passivos circulantes: obrigações que a companhia pode ter com o Estado, outros negócios ou fornecedores e seus funcionários. Além disso, também estão incluídas nos passivos, possíveis dívidas ou depreciações.

Qual a importância do capital de giro?

O capital de giro pode servir como uma espécie de termômetro para avaliar a saúde financeira das empresas. Quando o dinheiro que entra não paga todas as obrigações do seu negócio, é sinal de que algo precisa ser feito para retomar o equilíbrio da companhia e garantir sua longevidade.

Qual a diferença entre fluxo de caixa, balanço patrimonial e capital de giro?

Os três conceitos são muito úteis no que diz respeito a gestão financeira. No entanto, não significam a mesma coisa e desempenham papéis diferentes para a organização do caixa.

  • Fluxo de caixa: registro de todas as transações realizadas em nome da empresa;
  • Balanço patrimonial: listagem robusta sobre todo patrimônio da empresa;
  • Capital de giro: diferença entre todos os recursos disponíveis e as despesas da empresa.

Como conseguir capital de giro?

Como mencionado, ter capital de giro é de suma importância para a continuidade de qualquer negócio. E o planejamento financeiro, que inclui controle do fluxo de caixa e balanço patrimonial, é a chave para todo esse processo.

Assim, para conseguir capital de giro:

  1. Mantenha a gestão financeira em dia: assim, é possível comparar ganhos com despesas e ter uma visão global das suas finanças. Isso pode ajudar você a decidir o que fazer com o dinheiro no longo e curto prazo;
  2. Corte despesas superficiais: analise os gastos de toda empresa e entenda se algum deles pode ser cortado de forma parcial ou integral;
  3. Negocie valores e prazos: busque estabelecer com seus clientes e fornecedores prazos mais flexíveis e valores adequados para o seu orçamento;
  4. Reduza a taxa de inadimplência: para lidar com clientes inadimplentes é importante fazer uma gestão de cobrança e usar boas práticas para diminuir a quantidade de devedores;
  5. Antecipe recebíveis: linha de crédito que costuma ser oferecida para empresas que desejam receber os valores das vendas antes do prazo pré-estabelecido.

Como ampliar o capital de giro da empresa?

Quando o seu valor de capital de giro não é satisfatório para você realizar o investimento que gostaria na sua empresa, o C6 Bank pode ajudar. Conosco, você pode contratar um empréstimo (sujeito a análise) para Capital de Giro, a fim de atender as necessidades de caixa do negócio. 

Todo o processo é pensado para ser o mais prático possível para você:

  • Dinheiro cai na sua conta em até 1 dia útil;
  • Até 30 dias para começar a pagar a primeira parcela do empréstimo;
  • Pagamento em até 36 parcelas.

Vale notar: usando as vendas de qualquer maquininha do C6 Bank como garantia, você ganha acesso a taxas ainda mais baixas.

Para fazer a contratação, basta seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app do C6 Bank e abra sua conta C6 Empresas;
  2. Acesse a seção de crédito pelo app ou pelo Web Banking e consulte as opções disponíveis para a sua empresa;
  3. Após decidir que opção irá escolher, simule e siga as instruções para contratar. Pronto!

Como usá-lo de forma eficiente

Apesar de ser um recurso bastante valioso, é importante saber usá-lo de forma adequada. Como qualquer linha crédito, essa modalidade conta com taxas que não podem ser desconsiderados. O principal ponto, nesse sentido, é o planejamento.

Embora esse capital possa ser aproveitado para expandir seus negócios, por exemplo, fazê-lo de forma desordenada pode sobrecarregar seus recursos, possivelmente levando você a uma situação financeira pior do que a observada antes do investimento.

Concluindo: planeje-se, estude o que pretende fazer com o seu capital, bem como as possíveis consequências dessas ações.

Gostou de conhecer mais sobre o capital de giro e o que você pode fazer com esse importante recurso? Agora que terminou este texto, aproveite para conhecer outros benefícios que o C6 Bank oferece para empresas:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Tags relacionadas

ampliar capital
balanço patrimonial
calcular capital
capital giro
empresas
empréstimo
empréstimo PJ
fluxo caixa